Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presos no espaço: saiba quem são os dois astronautas que ficaram para trás

    Espaçonave Starliner voltou à Terra neste sábado; Nasa decidiu manter Butch Wilmore e Suni Williams fora da cápsula por questões de segurança

    Flávio Ismerimda CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='8330647' id_galeria='7681728' html_id_prefix='featured_' ]

    A espaçonave Starliner, da Boeing, voltou à Terra e pousou no estado norte-americano do Novo México na sexta-feira (6) deixando para trás os dois astronautas que ela havia levado para a Estação Espacial Internacional (ISS). Os dois seguirão por lá até fevereiro de 2025, para quando está previso seu retorno ao planeta.

    Butch Wilmore e Suni Williams foram enviados pela Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) no voo inaugural tripulado da Starliner, que tinha como objetivo a realização de testes para que a espaçonave passe a integrar o Programa Comercial de Tripulação da agência, que prevê voos tripulados periódicos até a ISS usando o veículo.

    No entanto, a nave apresentou contratempos com vazamentos de hélio e com os propulsores que pararam de funcionar abruptamente na etapa inicial de seu primeiro voo. Em função disso, a Nasa tomou a decisão de deixar a dupla na ISS e resgatá-los com uma cápsula Crew Dragon da SpaceX em fevereiro.

    Nesse período, eles assumiram tarefas típicas da equipe oficial da estação, como realizar caminhadas espaciais fora da estação espacial, manter o laboratório orbital e realizar um cronograma apertado de experimentos científicos.

     

     

    Quem são Butch Wilmore e Suni Williams?

    Butch Wilmore, de 61 anos, é um astronauta e piloto de testes na Nasa. Capitão da Marinha dos Estados Unidos, ele nasceu no estado do Tennessee, se formou como engenheiro-eletricista e estudou sistemas elétricos de aviões no mestrado e participou de missões de combate no Iraque e na Bósnia integrando a frota da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

    Se juntou à Nasa em 2000, quando iniciou um treinamento de dois anos para depois servir como apoio à equipe que fica em Cabo Canaveral, na Flórida. Foi ao espaço pela primeira vez em 2009, com a missão STS-129, a bordo do ônibus Atlantis, desenvolvido pela agência. Entre 2014 e 2015, passou 167 dias em órbita trabalhando como engenheiro de voo e comandante de uma missão longa na ISS.

    Suni Williams, por sua vez, tem 58 anos é nasceu no estado norte-americano de Ohio. Ela se formou em engenharia pelo Instituto de Tecnologia da Flórida e em educação física pela Academia Naval dos EUA.

    Sua entrada para a Nasa se deu em 1998, quando passou a integrar um time que oferecia cursos preparatórios para quem cumpriria missões na ISS que continham informações sobre pilotagem, técnicas de sobrevivência e mergulho. Suni também atuou em uma colaboração entra a agência norte-americana e a Agência Espacial Russa em uma missão à estação internacional e participou ainda de duas outras missões espaciais, em 2006 e 2012.

    Veja imagens da Estação Espacial Internacional (ISS)

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”7690393″ title_galeria=”Estação Espacial Internacional (ISS)”/]

    *Com informações de Giovana Christ, da CNN; e da CNN Internacional

    Nasa descobre campo elétrico fundamental para atmosfera da Terra

    Tópicos