Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Possível “superiate” futurístico poderá voar e navegar; veja imagens

    O AirYatch seria sustentado no ar por dois dirigíveis com hélio comprimido e poderia voar por 48 horas

    Tamara Hardingham-Gillda CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='666287' html_id_prefix='featured_' ]

    Por que construir um superiate que só navega na água, quando pode criar um que voa também?

    A empresa de design de Roma, Estúdio de Design Lazzarini, imaginou um novo conceito chamado “Air Yatch”, que teria a habilidade de “navegar no céu”, além do oceano.

    Projetos do Air Yatch foram divulgados no início do mês, e o design futurístico é tão inusitado quanto soa.

    Construída com fibras de carbono, a enorme estrutura seria equipada com dois dirigíveis cheios de gás hélio comprimido, permitindo que voe a 60 nós por mais de 48 horas “sem emissões”, de acordo com a equipe responsável.

    Capacidade de voo

    Uma renderização do Air Yacht, um novo conceito da Lazzarini Design Studio que “navegará no céu” assim como no mar / Lazzarini

    Além de sua aparente capacidade de voo, o Air Yatch também foi projetado para navegar “silenciosamente” nas águas a uma velocidade de cinco nós, graças aos seus “porões infláveis”, que se encherão de ar ao aproximar-se da água, permitindo que o veículo flutue.

    “O Air Yatch é impulsionado para baixo a partir da rotação das engrenagens e pode se sustentar na água através de uma despressurização do hélio e um sistema de ancoragem por lastro”, disse a Lazzarini.

    Contendo um volume de 400 metros cúbicos de hélio entre eles, os dirigíveis idênticos são conduzidos por oito motores contrarrotativos alimentados por baterias superleves e painéis solares.

    A estrutura viajará aos céus a 60 nós “sem emissões”, de acordo com a equipe criadora do projeto / Lazzarini

    Além de manter o veículo no ar, e na água quando necessário, as estruturas de flutuação sustentariam um total de 10 suítes para passageiros.

    Dois compartimentos são conectados ao casco central via quatro pontes, nas quais os passageiros podem caminhar para explorar as diferentes áreas a bordo.

    A suíte master ficará no convés central, que mediria cerca de 79 metros, além de uma sala de estar espaçosa, com uma área para jantar e uma piscina.

    Concebido como uma forma potencial de “transporte aéreo sustentável”, ele seria adequado para proprietários particulares, e não para “transporte público” ou “propósitos turísticos”.

    A estrutura também teria a habilidade de navegar “silenciosamente” na água, a uma velocidade estimada de cinco nós / Lazzarini

    Em breve?

    A Lazzarini espera que o projeto, que, de acordo com a empresa, já atraiu muito interesse, pode oferecer um vislumbre do futuro do transporte privado e sustentável.

    No entanto, potenciais compradores precisarão ter muito dinheiro. O preço estimado atualmente para o projeto, seria de 550 milhões de euros (aproximadamente 3,3 bilhões de reais).

    Se houver um comprador, a Lazzarini estima que demoraria cerca de cinco anos para construir o Air Yatch e coletar o hélio necessário para o projeto.

    O convés central teria uma sala de estar espaçosa e uma piscina / Lazzarini

    “Atualmente, estamos procurando investidores e parceiros com a capacidade de fomentar o projeto para acelerar o processo”, disse um porta-voz da empresa à CNN.

    Embora seja provável que demore algum tempo para que se veja um Air Yatch nas águas, o estúdio está trabalhando com um investidor privado para criar um protótipo de 24 metros, que está programado para ter início ainda neste ano.

    A revelação do Air Yatch vem meses após o estúdio de design revelar projetos do Shape, um conceito de iate de 69 metros com um “buraco” no centro.

    Enquanto isso, o estúdio de design italiano SkyStyle lançou recentemente os projetos para o Unique 71, um conceito inovador de superiate com uma proa pontua e um lounge coberto de vidro.