Patrícia Travassos: Armas digitais são ágeis e efetivas em cenário de guerra
A especialista CNN em tecnologia e inovação explica medidas contra a Rússia adotadas por empresas como Meta, Google e Twitter
A Especialista CNN Patrícia Travassos falou sobre medidas contra a Rússia que empresas de tecnologia como Meta, Google, e Twitter têm adotado.
Desde o início da guerra na Ucrânia, a comunidade internacional tem cobrado das plataformas digitais ações para acabar com a desinformação envolvendo o conflito.
Travassos aponta que na era da internet e com a proliferação das câmeras e smartphones, a reação popular vem em tempo real.
“É possível sentirmos os efeitos de cada ataque instantaneamente, provocando posicionamentos estrangeiros mais embasados e influenciados também pela opinião pública”, disse ela.
Patrícia chama atenção também para os ataques cibernéticos, que podem desestabilizar um país por meio de pequenas ações contínuas, que surgem das mais diversas vias digitais, das mais diversas formas.
“Muito além do armamento militar, as armas digitais podem ser disparadas de territórios que extrapolam fronteiras físicas, sendo mais ágeis e mais efetivas”, afirmou a especialista.
Além disso, com o sistema financeiro russo sofrendo duras sanções, Travassos ressalta que as criptomoedas têm sido uma alternativa para os cidadãos russos.
Veja mais no vídeo acima