Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    OpenAI usará conteúdo do Financial Times para embasar inteligência artificial

    Com nova parceria, ChatGPT responderá usuários com informações, resumos, citações e links da produção feita pelo jornal

    Logos de OpenAI e ChatGPT em ilustração
    Logos de OpenAI e ChatGPT em ilustração 03/02/2023 - REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo

    Angela ChristyDevika NairAditya Sonida Reuters

    Bengaluru, na Índia

    O jornal Financial Times assinou um acordo com a OpenAI para que o a empresa de tecnologia possa utilizar o conteúdo jornalístico no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial (IA). Esse acordo irá permitir que o ChatGPT responda perguntas com resumos de matérias do jornal.

    Os termos financeiros do acordo, anunciado nesta segunda-feira (29), não foram divulgados. A negociação segue acordos semelhantes feitos pela OpenAI nos últimos meses com a Associated Press, a editora Axel Springer, o jornal francês Le Monde e a espanhola Prisa Media.

    Agora, o acordo com o Financial Times ajudará a startup a aprimorar o chatbot ChatGPT com conteúdo arquivado do jornal. As empresas trabalharão juntas para desenvolver novos produtos e recursos de inteligência artificial para os leitores do jornal, de acordo com o comunicado divulgado pela OpenAI.

     

    Ainda segundo o comunicado, s resumos gerados pelo ChatGPT a partir do conteúdo do Financial Times também terão um link que levará o usuário ao jornal.

    “Estamos ansiosos para explorar os resultados práticos relacionados a fontes de notícias e IA por meio dessa parceria”, disse o presidente-executivo do FT Group, John Ridding.

    O ChatGPT, que deu início ao boom de IA generativa em 2022, pode gerar conversas semelhantes à humanas e realizar tarefas como criar resumos de textos longos, escrever poemas e até mesmo pensar em temas para festas.

    Alguns veículos já estão usando IA generativa para seu conteúdo. O BuzzFeed disse que usará a IA para realizar testes de personalidade em seu site, enquanto o The New York Times usou o ChatGPT para criar um gerador de mensagens no Dia dos Namorados do ano passado.