O que esperar do Web Summit no Rio
Cerca de 30 mil participantes, mais de 600 palestrantes e recorde feminino: veja destaques do evento de tecnologia
Começa nesta segunda-feira (15) no Rio de Janeiro o Web Summit Rio 2024, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo.
Os cerca de 30 mil participantes esperados neste ano no Riocentro terão a oportunidade de assistir a mais de 600 palestrantes, com um cardápio de nomes que vão da política (como o prefeito do Rio, Eduardo Paes) a grandes nomes da tecnologia, como Justina Nixon-Saintil, vice-presidente da IBM. Também são esperados artistas e influenciadores, com destaque para Gilberto Gil e KondZilla.
Saiba mais sobre o que esperar do evento, que ocorre de 15 a 18 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro.
Ainda há ingressos?
De acordo com a organização da feira, os ingressos foram esgotados na última sexta-feira (12). Para algumas trilhas específicas (Exhibiting partner space, Startups, Developers e Women in Tech), os ingressos estão esgotados há algumas semanas. São esperados 30 mil participantes de mais de 100 países.
Quais temas serão abordados?
São 18 trilhas de temas no Web Summit do Rio. Como em outras feiras de tecnologia, a inteligência artificial é destaque na trilha “AI Academy”. Outras trilhas com destaque no evento incluem “Content Makers”, que reúne criadores e influenciadores, “Fourth Estate”, que destaca as inovações no mundo do jornalismo digital, e “The Future of Web3”, destinada a explorar o futuro desta fase da internet.
Participação da CNN
A chefe de redação da CNN Brasil Ellen Nogueira participará como speaker em um painel no dia 17 sobre o jornalismo na era digital. O colunista do CNN Innovation Marcelo Tripoli também estará no evento, palestrando sobre os caminhos para usar a criatividade em tempos de inteligência artificial no dia 18.
Recorde feminino
De acordo com a organização do evento, o Web Summit do Rio terá a mais alta proporção de startups fundadas por mulheres de todos os eventos do gênero no mundo — além deste do Rio, há Web Summits em Lisboa e Doha (Catar), além do Collision em Torono e o Rise, em Hong Kong. Neste ano, são 44% de startups fundadas por mulheres. tornando-o o maior encontro de mulheres empreendedoras na América do Sul.
Startups de destaque
O Web Summit é o maior evento de tecnologia do Brasil, e neste ano participam mais de mil startups. Entre os speakers relacionados ao mundo das startups, está Gabriel Braga, cofundador e CEO do Quinto Andar, que palestrará sobre como transformar uma startup em unicórnio. De acordo com a organização do evento, 16% das startups deste ano se enquadram na categoria “Impact Startups”, que reúne aquelas que se dedicam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Alguns exemplos são a Rentbrella, de aluguel de guarda-chuvas, e a Labnow, que conecta laboratórios a pacientes e entidades de saúde.
Artistas e influenciadores
O diretor e criador comentará no dia 16 sobre como falar “a linguagem dos criadores”, em painel com Mari Maria. A influenciadora Bianca Andrade, recentemente eleita pela revista Forbes como um dos 10 maiores nomes da internet que conseguiram transformar seu sucesso online em negócios reais, falará, também no dia 16, sobre os altos e baixos do empreendedorismo. Também é bastante aguardada a palestra com o cantor Gilberto Gil, no dia 17, sobre como a tecnologia e a cultura ajudam a moldar a imagem do Brasil no exterior.
Palestras mais concorridas
A organização do evento divulgou que algumas das palestras mais “favoritadas” no aplicativo do evento incluem o evento com Meredith Whittaker, presidente do aplicativo Signal, que possibilita mensagens criptografadas de ponta a ponta; a palestra “AI for the real world”, com o cofundador da plataforma de IA Unbabel, e a fala de Bianca Andrade sobre empreendedorismo.
G20
Neste ano, o Web Summit também vai sediar uma série de encontros na trilha Startup20, que vai discutir o crescimento de startups em nível internacional. Os encontros serão uma prévia do G20, que será sediado também no Rio de Janeiro em novembro deste ano.
Inteligência artificial
Uma das principais trilhas do Web Summit é a que trata de inteligência artificial. Serão palestras que abordarão a presença da IA em campos como a agricultura, as finanças e até a música. A regulação da tecnologia também será abordada em um dos painéis.