Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nova técnica ajuda IA a detectar quando humanos estão mentindo

    Solução entende os contextos em que informações podem ser modificadas para benefício financeiro

    A ideia é usar o programa em que são feitas previsões de decisões financeiras
    A ideia é usar o programa em que são feitas previsões de decisões financeiras Tom Werner/Stone RF/Getty Images

    Giovana Christda CNN

    Pesquisadores desenvolveram um software de treinamento de Inteligência Artificial que ajuda a detectar mentiras em contextos econômicos. O objetivo é prevenir que as ferramentas usadas por essas empresas façam previsões a partir de informações deturpadas sobre a vida financeira dos usuários.

    Partindo do princípio de que humanos podem mentir quando vão fornecer informações pessoais que afetem sua vida econômica, o programa foi feito para que as IAs aprendam a detectar essas fraudes.

    Em momentos de solicitar hipoteca ou definir prêmios de seguros, por exemplo, os usuários têm tendência a mudar informações cruciais para o cálculo desses valores e as ferramentas usadas pelas empresas usam estatísticas que levam em consideração as informações dadas pelos usuários.

    O conjunto de parâmetros desenvolvido pelos pesquisadores faz com que a IA ensine a si mesma a prever momentos em que os humanos tendem a mentir para conseguirem benefícios financeiros. Para isso, ela leva em conta os incentivos econômicos que aquela pessoa teria ao mentir sobre suas informações pessoais.

    O programa foi disponibilizado ao público para que desenvolvedores de IA possam usá-lo em seus códigos. A ideia é aplicá-lo em contextos em que são feitas previsões de decisões financeiras.

    Os estudiosos ainda querem melhorar a ferramenta de treinamento para detectar “pequenas mentiras” e saber diferenciá-las das “grandes”. Isso ajudaria as estatísticas a mostrarem dados ainda mais acurados sobre a condição financeira dos usuários.

    “Em algum momento, se tornarmos a IA inteligente o suficiente, poderemos ser capazes de eliminar esses incentivos [de mentir] por completo”, declarou Mehmet Caner, co-autor do estudo.