Nintendo Switch: conheça o console portátil que deve ganhar sucessor em breve
Último grande console da Nintendo continua sendo um bom videogame? Descubra tudo sobre o Switch
O Nintendo Switch é o videogame da oitava geração da Nintendo, lançado mundialmente em março de 2017; no Brasil, o lançamento ocorreu apenas em setembro de 2020. Em setembro de 2019, a companhia japonesa disponibilizou a versão Lite e, em outubro de 2021, foi lançado o modelo do console com tela OLED. Por enquanto, ele continua sendo o principal dispositivo da empresa, mas um sucessor já foi anunciado.
Em 2015, a Nintendo havia encerrado suas operações no Brasil, mas a chegada do Switch trouxe a companhia oficialmente de volta ao solo brasileiro. No lançamento, o aparelho chegou a custar até R$ 2.999, mas atualmente é possível encontrá-lo a partir de R$ 1.800. A primeira vez que a Nintendo iniciou suas operações no Brasil foi em 1993, quando fechou uma parceria de distribuição com as marcas Gradiente e Estrela.
Se você busca por um bom console com jogos divertidos de franquias exclusivas, talvez o Nintendo Switch seja a melhor opção. Para te ajudar a compreender um pouco melhor, a CNN reuniu uma lista com todos os detalhes sobre o console.
Principais recursos do Nintendo Switch
O Nintendo Switch é um dos videogames mais populares da última geração. Não é à toa que ele é o console mais vendido no Japão e o segundo mais vendido do mundo; por enquanto, está apenas atrás do PlayStation 2, que vendeu mais de 155 milhões de unidades em todo o mundo.
Talvez a maior diferença entre os consoles da Sony (Playstation) e Microsoft (Xbox) para o Switch é que ele é um dispositivo híbrido. Isso significa que o jogador pode usá-lo tanto na TV quanto em uma versão portátil sem fio.
Você pode transmitir a imagem da tela portátil (semelhante a um tablet) para a TV de forma simples e fácil. Apesar de não oferecer a mesma qualidade de hardware que seus concorrentes, o Switch mostra que a diversão pode ser mais importante que o poder de processamento.
Comparado com o Wii U, o console parece muito melhor, pois conseguiu alcançar uma qualidade que o antecessor tentava entregar.
No caso do Switch Lite, o jogador poderá aproveitar apenas a versão portátil do console.
A bateria do aparelho pode durar entre três e nove horas, segundo a marca. Enquanto o Switch Lite oferece apenas a versão portátil, o Switch OLED é o modelo mais novo e possui uma tela OLED de tamanho maior — as outras versões utilizam telas LCD.
Os controles sem fio são chamados de Joy-Cons e estão disponíveis em diversas cores. Eles são conectados ao videogame durante o modo portátil e removidos nas jogatinas na TV. Além de sensores de movimento, os Joy-Con oferecem leitor NFC, botão para capturas de tela e muito mais.
Especificações técnicas (Nintendo Switch padrão)
- Tela: LCD de 6,2 polegadas com suporte multitoque para 10 dedos;
- Processador: CPU/GPU NVIDIA Tegra personalizado;
- Armazenamento: 32 GB de armazenamento integrado expansível por microSD, microSDHC e microSDXC de até 2 TB;
- Bateria: 4.310 mAh (3 horas para carregar completamente);
- Conectividade Wi-Fi (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac), Bluetooth 4.1, entrada USB-C para carregamento.
Veja 5 jogos exclusivos do Nintendo Switch:
Um dos diferenciais do console são seus jogos exclusivos, que não podem ser encontrado em nenhuma outra plataforma. Veja abaixo alguns dos jogos exclusivos que fizeram mais sucesso nos últimos anos.
- Super Mario Odyssey
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild
- Animal Crossing New Horizons
- Super Mario Bros. Wonder
- Metroid Dread
Nintendo Switch 2? O que se sabe sobre o sucessor
Até o momento, a companhia japonesa fez poucos comentários sobre seu próximo console, mas parceiros nos bastidores já revelaram que receberam kits de desenvolvimento para a produção dos jogos. Em uma reunião com investidores, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, afirmou que a Nintendo não passará por nenhum tipo de escassez na produção do novo console; a ideia é não permitir que cambistas revendam o dispositivo por preços elevados.
“No ano passado e no ano anterior, não conseguimos produzir uma quantidade suficiente de hardware do Nintendo Switch devido à escassez de peças semicondutoras, mas essa situação já foi resolvida. Não acreditamos que a escassez de peças terá um impacto significativo na produção do modelo sucessor neste momento”, disse Furukawa.
Ainda não há uma data de lançamento oficial para o Switch 2, mas alguns rumores sugerem que o console será lançado em 2025 — originalmente era 2024, mas o adiamento pode ter relação com a estratégia de não escassez comentada por Furukawa. Informações sobre as especificações técnicas e preços devem ser divulgadas apenas durante o anúncio oficial.