Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Nasa transmite música de Missy Elliott para Vênus

    Agência espacial norte-americana levou 14 minutos para transmitir "The Rain (Supa Dupa Fly)" até o planeta por antenas de rádio

    Leah Asmelashda CNN

    Quanto tempo leva para chegar a Vênus?

    Para “The Rain (Supa Dupa Fly)” de Missy Elliott, levou quase 14 minutos para viajar até o planeta do amor, uma distância de cerca de 250 milhões de quilômetros, anunciou a Nasa na segunda-feira (15). A agência transmitiu a música para o planeta via antenas de rádio perto de Barstow, no estado norte-americano da Califórnia, normalmente usadas para missões de rastreamento de espaçonaves, além de enviar comandos e receber dados.

    “Minha música ‘The Rain’ foi oficialmente transmitida até Vênus, o planeta que simboliza força, beleza e empoderamento”, escreveu Elliott no X, antigo Twitter. “O céu não é o limite, é apenas o começo.”

    A Nasa não disse por que escolheu transmitir uma música para o espaço novamente, depois que “Across the Universe” dos Beatles foi enviada para a Estrela do Norte, Polaris, em 2008. Culturalmente, porém, o fato de a música ter sido enviada pode sinalizar a posição de Elliott como uma das artistas singulares da Terra. Se a intenção é fazer uma serenata para os alienígenas, por que não fazê-lo com Elliott fazendo rap sobre “I Can’t Stand the Rain”, o destaque de Ann Peebles de 1973?

    A artista frequentemente brinca com a iconografia espacial em seu trabalho, algo que a Nasa reconheceu em uma declaração sobre a transmissão. A agência espacial apresentou ideias de colaborações para Elliott antes de decidir por esse esforço.

    “Missy tem um histórico de infundir narrativas centradas no espaço e visuais futuristas em seus videoclipes, então a oportunidade de colaborar em algo fora deste mundo é realmente apropriada”, disse Brittany Brown, uma diretora do escritório de comunicações da Nasa.

    Embora as transmissões de músicas sejam raras, a Nasa já enviou músicas para o espaço de outras maneiras. Mais notavelmente, a bordo das Voyager 1 e 2 em 1977, a Nasa incluiu um disco fonográfico de cobre banhado a ouro com “sons e imagens selecionados para retratar a diversidade da vida e da cultura na Terra”.

    Elliott também tem recebido reconhecimento merecido aqui na Terra. Em 2019, a rapper se tornou a primeira mulher artista de hip-hop a ser introduzida no Hall da Fama dos Compositores. Quatro anos depois, ela se tornou a primeira rapper feminina a ser introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll. Ela até tem uma rua com seu nome no estado norte-americano da Virgínia, onde nasceu.

    A turnê norte-americana de 2024 da rapper, sua primeira como atração principal, é chamada de “Out of This World” e apresenta Elliott frequentemente vestindo trajes cromados e com tachinhas, ecoando a estética futurista dos filmes espaciais dos anos 80. Até mesmo o videoclipe da música “Sock It 2 Me”, de seu álbum de estreia em 1997, se passa no espaço. Vestida com trajes espaciais caricatos de várias cores, Elliott faz rap enquanto voa pela galáxia.

    A transmissão de uma música de hip-hop para Vênus pela Nasa é uma novidade para a agência. Mas, para Missy Elliott, pode-se dizer que ela já esteve no espaço.

    Nasa posta foto de robô “camuflado” em Marte: “Conseguem achar?”

    Tópicos