Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SpaceX: missão que levará astronautas a cinturão radioativo é adiada novamente

    Novo lançamento deve ser realizado na terça-feira (10), às 4h38, no horário de Brasília

    Redação O Estado de S. Paulo, do Estadão Conteúdo

    A missão Polaris Dawn, da SpaceX, prevista para ser lançada na madrugada desta segunda-feira (9), foi adiada mais uma vez. O novo lançamento deve ser feito somente na madrugada de terça-feira (10).

    A mudança foi anunciada na página da SpaceX nas redes sociais. Segundo a empresa, o clima está “40% favorável para a decolagem” e as condições nos possíveis locais de amerissagem para o retorno da nave à Terra ainda estavam sendo observadas.

    O horário inicialmente previsto para a missão, 4h38 no horário de Brasília, se manteve. Segundo a empresa de Elon Musk, outros dois horários podem ser usados: 6h23 e 8h09, também horário de Brasília. Se ainda assim algo impedir o lançamento, uma nova tentativa pode ser realizada na quarta-feira (11), nos mesmos horários.

    A missão Polaris Dawn tinha lançamento previsto para 27 de agosto, mas foi adiada devido a problemas técnicos. No dia seguinte, condições meteorológicas adversas impediram o lançamento. Inicialmente programada para 2022, a missão foi adiada de novembro para dezembro daquele ano. Novos adiamentos ocorreram em março de 2023 e abril de 2024. Já em agosto, mais três prorrogações, culminando com o adiamento desta segunda-feira.

    O objetivo final do Programa Polaris é validar a tecnologia da SpaceX para poder levar civis até o espaço. A missão conta com trajes especiais, recursos inéditos de suporte à vida, pesquisas médicas sobre altitude e teste de conexão de internet no espaço.

    Será a primeira vez, desde a era Apollo, em 1970, que seres humanos estarão tão distantes da Terra, há cerca de 1.400 quilômetros. Além disso, a SpaceX se tornará a primeira empresa privada a realizar uma caminhada espacial — com a cápsula Dragon totalmente despressurizada —, o que está sendo considerado como uma revolução para o turismo espacial.

    Junto à SpaceX, liderada por Elon Musk, o bilionário Jared Isaacman, que é piloto e astronauta, está por trás do financiamento do Programa Polaris Dawn. A tripulação terá, além de Isaacman, Scott “Kidd” Poteet, tenente-coronel da reserva da Força Aérea americana, a engenheira Sarah Gillis e a médica Anna Menon. Sarah e Anna serão as primeiras funcionárias da empresa de Musk a viajar para o Espaço.

    Rússia planeja construir núcleo de nova estação espacial até 2030

    Tópicos