Meteoro é avistado durante quase 10 segundos no céu de Porto Alegre
Objeto entrou na atmosfera terrestre a uma altitude de 88,3 quilômetros e caiu no oceano
Durante a madrugada desta terça-feira (31), o Observatório Espacial Heller & Jung, que fica em Taquara, região metropolitana de Porto Alegre, registrou a passagem de um meteroro com a duração de 9,9 segundos — a maior duração até o momento em 2022.
O corpo entrou na atmosfera terrestre a uma altitude de 88,3 quilômetros, segundo Carlos Fernando Jung, pesquisador e um dos proprietários do observatório.
O objeto faz parte da chuva de meteoros Tau-Herculídeas, que pôde ser vista nesta madrugada em diversas partes do mundo, mas principalmente na América do Norte.
A chuva de meteoros Tau-Herculídeas é composta pelo destroços do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann, ou SW3, que foi descoberto em 1930 pelos observadores alemães Arnold Schwassmann e Arno Arthur Wachman.
Jung disse que o objeto, registrado por duas câmeras do observatório, uma localizada em Porto Alegre no Bairro Petrópolis e outra em Taquara, entrou na atmosfera do planeta e se extinguiu no oceano. Assista ao vídeo:
Na década de 1990, o cometa se partiu em vários pedaços, segundo a Nasa.
Quando o SW3 passou pela Terra novamente em 2006, estava em quase 70 pedaços e continuou a se fragmentar ainda mais desde então, informou a agência.
* Com informações de Katie Hunt, da CNN
[cnn_galeria active=”789633″ id_galeria=”789630″ title_galeria=”Chuva de meteoros Tau-Herculídeas ilumina o céu na América do Norte”/]