Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lua e Marte estão em conjunção nesta sexta; veja como observar fenômeno

    Para identificar o planeta Marte, basta observar um ponto similar a uma estrela brilhante e avermelhada ao lado direito da Lua

    Chamada de Superlua Esturjão, o fenômeno iluminou o céu por três noites em agosto de 2022, de acordo com a Nasa
    Chamada de Superlua Esturjão, o fenômeno iluminou o céu por três noites em agosto de 2022, de acordo com a Nasa Créditos: Carlos Fernando Jung

    Anna Gabriela Costada CNN

    em São Paulo

    Um fenômeno astronômico poderá ser observado no céu na manhã desta sexta-feira (19). A Lua, em fase minguante, e o planeta Marte estarão em conjunção. O “encontro” marca o último fenômeno no céu do mês de agosto, segundo a Nasa.

    A conjunção poderá ser observada a olho nu, desde que o céu não esteja coberto por nuvens em sua região. Para apreciar o fenômeno, porém, será preciso acordar cedo ou ir dormir tarde, isso porque o melhor momento de visibilidade ocorre entre 3h30 e 5h30, quando os astros estarão mais alto no céu.

    Para identificar o planeta Marte, basta observar um ponto similar a uma estrela brilhante e avermelhada ao lado direito da Lua.

    Binóculos e aplicativos destinados à observação do céu podem tornar a experiência mais acentuada.

    Além da conjunção Lua e Marte, também será possível observar nesta manhã o famoso Aglomerado Estelar das Plêiades, popularmente conhecido como “As Sete Irmãs” ( Merope, Maia, Alcione, Asterope, Electra, Taigete e Celeno), que estarão no canto superior esquerdo de Marte, informou a Nasa.

    “A Lua segue seu caminho para o leste, para se juntar a Marte em 19 de agosto. Este é outro bom par para observar de binóculos, além de você encontrar o par super perto das Plêiades – você pode até observar todos no mesmo campo de visão”, escreveu a Nasa em seu site.