Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Italiana é a 1ª mulher da Europa no comando na Estação Espacial Internacional

    Ela substitui o russo Oleg Artemyev no comando da estação para uma missão de seis meses

    Ingrid Oliveirada CNN

    A astronauta italiana da Agência Espacial Europeia (ESA), Samantha Cristoforetti é a primeira mulher europeia a comandar da Estação Espacial Internacional, substituindo Oleg Artemyev, membro da tripulação da Expedição 67.

    Desde o início de sua missão Minerva em abril de 2022, Samantha atuou como líder do Segmento Orbital dos Estados Unidos (USOS), supervisionando as atividades nos módulos e componentes da Estação nos EUA, Europa, Japão e Canadá.

    Ao assumir seu novo cargo, ela se tornou a quinta pessoa da ESA, seguindo os passos dos astronautas anteriores da agência Frank De Winne, Alexander Gerst, Luca Parmitano e Thomas Pesquet.

    A cerimônia aconteceu na quarta-feira (28).

    Em um comunicado, Samantha disse: “Estou honrada com a minha nomeação para o cargo de comandante […] e estou ansiosa para aproveitar a experiência que ganhei no espaço e na Terra para liderar uma equipe muito capaz em órbita”.

    O Diretor de Exploração Humana e Robótica da ESA, David Parker, disse que “a riqueza de conhecimentos e experiência de Samantha faz dela uma excelente candidata para esta função. Como a primeira mulher europeia a ocupar o cargo de comandante, ela mais uma vez ultrapassa os limites da representação feminina no setor espacial”.

    Quem é Samantha Cristoforetti

    A astronauta de 45 anos, foi a primeira pessoa a fazer um café expresso no espaço. Ela também é recordista em dias consecutivos passados em órbita, entre todos os astronautas da ESA, homens e mulheres, e a mulher com mais dias consecutivos no espaço, à frente da norte-americana Sunita Williams.

    Samantha ficou 199 e 18 horas no espaço, sendo o registro anterior de Sunita de 194 dias e 19 horas.

    Em setembro de 2015 foi nomeada como Embaixadora da Boa Vontade da Unicef em cerimônia realizada pela Aeronautica Militare italiana.

    A italiana também matou a curiosidade de alguns internautas ao postar um vídeo fazendo Ioga no espaço. Confira:

     

    Tópicos