Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Introdução do 5G no Brasil será tímida devido ao alto custo, diz especialista

    À CNN Rádio, Fabro Steibel avaliou que há ‘grandes chances’ de o leilão da tecnologia acontecer ainda este ano

    Amanda Garciada CNN

    A introdução do 5G no Brasil “será tímida”, mas há “grandes chances” de o leilão acontecer neste ano, na avaliação de Fabro Steibel, conselheiro da MIT Sloan Review Brasil e diretor Executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade.

    Na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) formou maioria para aprovar o edital do leilão do 5G – embora um pedido de vistas deva atrasar o processo.

    Em entrevista à CNN Rádio, Steibel explicou que a decisão do tribunal serve para “destravar o processo”, mas que a “instalação do 5G é diferente, precisa de muito equipamento, hardware e, em especial, investimento.”

    Ele avalia que o “cenário global é de poucos investimentos”, já que as empresas estão resistentes em investir milhões para só ter o retorno em 10 ou 20 anos.

    “A introdução do 5G será tímida em empresas, fazendas, alguns centros urbanos. Nas áreas periféricas, vai demorar”, completou.

    O especialista avalia que a implantação “por nichos” gera um problema: “Uma das dificuldades é que a margem de lucro é pequena. Quando tem internet em poucos lugares, não há base grande de fazer o lucro, é necessário um mercado grande.”

    Steibel acredita que há menos otimismo, com os preços caindo pelo mundo, e “quanto mais o leilão demora para sair, pior”. No entanto, ele acredita que o leilão deve sair ainda este ano.

    Tópicos