Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Hub de games brasileiro apresenta projeto de inclusão na SXSW 2024

    DiversiGames promove acesso de jovens em estado de vulnerabilidade ao universo dos jogos eletrônicos

    DiversiGames oferece cursos na área de games para jovens em situação de vulnerabilidade social
    DiversiGames oferece cursos na área de games para jovens em situação de vulnerabilidade social Aline S./CNN

    Aline Sgarbida CNN

    Austin, EUA.

    O festival SXSW (South by Southwest), que acontece em Austin, no Texas (EUA), vai receber, nesta terça-feira (12), um painel do DiversiGames, projeto brasileiro que oferece cursos na área de games para jovens em situação de vulnerabilidade social a partir dos sete anos. São oficinas de letramento digital, com cursos sobre jogos eletrônicos, criação de conteúdo e desenvolvimento e programação de jogos 2D, além de aulas de inglês e reforço escolar.

    O setor, que tem crescido exponencialmente no Brasil, já ultrapassou os US$ 2,3 bilhões de dólares, segundo dados da Abragames, que reúne as empresas da área. Em apenas quatro anos, o país viu o número de desenvolvedoras de jogos saltar de 400, em 2018, para mais de 1040, em 2022. São 13 mil profissionais especializados, levando o Brasil ao posto de maior produtor de games da América Latina.

    Márcio dos Santos Correa, conhecido como Jamela, que é embaixador e professor no DiversiGames, participou de um painel sobre o tema na SXSW. Ele também conversou com a CNN Brasil sobre o projeto e o que representa estar em Austin (EUA).

    “Eu acho que já passou da hora para que a gente entenda que diversidade é necessário para que a gente realmente consiga ter representatividade nos espaços. Então quando um brasileiro com a minha história, de onde eu vim, do Rio de Janeiro, de uma comunidade, chega no maior evento de inovação e tecnologia do mundo, eu tenho certeza de que ele tem uma perspectiva bem diferente do que ele está acontecendo. E mais do que isso, eu volto para meu lugar com uma perspectiva muito diferente do que tinha quando saí. Por isso, é uma grande oportunidade de aprender, de entender o que o mundo está falando sobre inovação e tecnologia e retornar com essa bagagem pra casa, para poder mudar meu espaço”, afirma.

    Nascido e criado no Engenho da Rainha, bairro da zona norte carioca, Jamela teve sua própria vida transformada pelo universo gamer. De jogador, ele passou a narrador de e-Sports quando foi convidado, em 2017, para transmitir um jogo universitário. A live do campeonato teve mais de 200 espectadores e foi o trampolim para ele se profissionalizar. Em 2022, participou do Rock in Rio, narrando, ao vivo, a Arena Wild Rift.

    “Estar no SXSW 2024 para falar sobre o DiversiGames, do qual me orgulho em participar, é relembrar a minha trajetória. Se hoje falo inglês e estou aqui me comunicando com o mundo, devo às aulas que tive no projeto. Foi por meio dele que me especializei em jogos eletrônicos, me tornando jogador profissional, e hoje dou aulas para pessoas pretas e periféricas como eu, transformando a vida delas também”, conta Jamela. “Não é só sobre dar voz, é sobre amplificar”, completa.