Google Maps passa a sugerir locais e roteiros com auxílio de IA
Funcinalidade estará disponível para um grupo restrito de usuários no Estados Unidos como forma de teste
O Google anunciou, nesta quarta-feira (7), que o Maps passará a ser potencializado com inteligência artificial (IA) generativa para apresentar sugestões cada vez mais precisas aos seus usuários.
Miriam Daniel, vice-presidente e gerente geral do Google Maps, informou que, a partir de hoje, a plataforma vai analisar mais de 250 milhões de lugares e cruzar com insights de mais de 300 milhões de usuários para conseguir criar sugestões complexas sobre onde ir.
“Todo mundo tem preferências diferentes: um amigo é vegano, outro não se aventura na parte alta da cidade e um tem um cachorro que nunca sai do seu lado. Com tantas coisas a considerar, você precisará de ajuda para descobrir o lugar perfeito para ir”, diz o comunicado.
A nova funcionalidade será lançada primeiro nos Estados Unidos e estará disponível como teste para alguns local guides, isto é, usuários que se voluntariaram para compartilhar avaliações, fotos e conhecimento dentro da plataforma.
“Seus insights e comentários valiosos nos ajudarão a moldar esse recurso para que possamos disponibilizá-lo a todos ao longo do tempo”, afirmou Miriam Daniel.
A ideia é que a plataforma seja capaz de atender a solicitações mais complexas, como “lugares com um clima vintage em São francisco” ou “atividades para um dia de chuva”. Com a IA generativa, o Google Maps tende a passar a funcionar como um guia turístico alimentado e treinado de acordo com o seu gosto e com base no que outros usuários buscam na ferramenta.