Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Força Aérea Brasileira lança dois novos satélites em foguete da SpaceX

    Lançamento está marcado para às 15h25 da próxima quarta-feira (25) e terá transmissão ao vivo pelo YouTube

    Space X: Falcon 9 foi desenvolvido pela SpaceX de Elon Musk para ser o primeiro foguete de classe orbital capaz de lançar múltiplas missões
    Space X: Falcon 9 foi desenvolvido pela SpaceX de Elon Musk para ser o primeiro foguete de classe orbital capaz de lançar múltiplas missões Foto: SpaceX/Divulgação

    Vianey Bentesda CNN

    em Brasília

    A Força Aérea Brasileira (FAB) lançará, na próxima quarta-feira (25), dois novos satélites do Projeto Lessonia – 1, de sensoriamento remoto radar, chamados de Carcará I e Carcará II.

    O lançamento está marcado para às 15h25, e vai ocorrer por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, e poderá ser acompanhado através do Centro de Operações Espaciais – COPE, em Brasília, com transmissão ao vivo, pelo canal oficial da Spacex no YouTube.

    O Projeto Lessonia consiste na aquisição de vários satélites de órbita baixa, que buscam atender as necessidades das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, e de outras agências do governo.

    O sistema de imagens do Projeto Lessonia usa um sensor ativo de detecção que possibilita gerar imagens em alta resolução, a qualquer hora do dia ou da noite, independente da situação meteorológica, porque o sinal atravessa as nuvens, e permitirá o monitoramento contínuo de áreas de interesse do Brasil.

    As imagens obtidas vão servir para combater o trafico de drogas e a mineração ilegal, observar queimadas, atualizar dados cartográficos, determinar a navegabilidade dos rios, o monitoramento de desastres naturais, e apoiar as operações de vigilânia e controle de fronteiras. De acordo com a FAB, os satélites tem 1 metro cúbico, pesa cem quilos, possuem 5 painéis solares e potência de 300W.