Fio de seda pode transformar roupas em carregadores
Cientistas desenvolveram fio condutor de eletricidade
Cientistas criaram um fio de seda revestido com um material plástico condutor que nos deixa um passo mais perto de roupas que podem gerar eletricidade e funcionar como carregadores, por exemplo.
Os pesquisadores da Chalmers University of Technology na Suécia produziram um fio de seda comum revestido com um polímero condutor à base de carbono, os resultados foram publicados na Advanced Science.
Os tecidos termoelétricos conseguem converter a diferença de temperatura entre nosso corpo e o ambiente em potencial elétrico, mas para ser usado no corpo, ele precisa ser altamente seguro e flexível.
“Encontramos a peça que faltava no quebra-cabeça para fazer um fio ideal – um tipo de polímero que tinha sido descoberto recentemente. Ele tem estabilidade de desempenho excelente em contato com o ar, ao mesmo tempo que tem uma capacidade muito boa de conduzir eletricidade. Ao usar polímeros, não precisamos de metais de terras raras, que são comuns em eletrônicos”, explicou Mariavittoria Craighero, estudante de doutorado no Departamento de Química e Engenharia Química da Chalmers University of Technology e autora do estudo.
Para testar o tecido produzido, os pesquisadores fizeram um botão costurado com o fio condutor e um pedaço de tecido feito com o fio – ambos costurados à mão, o que levou cerca de quatro dias.
“Após sete lavagens, o fio manteve dois terços de suas propriedades condutoras. Este é um resultado muito bom, embora precise ser melhorado significativamente antes de se tornar comercialmente interessante”, acrescentou Craighero.
Prada revela design do traje espacial que a Nasa usará na volta à Lua