Facebook tem buscado meios de combater desinformação sobre mudanças climáticas
Embora a empresa tenha tomado uma série de medidas para lidar com a desinformação sobre o tema, publicações não têm sido removidas imediatamente
Em agosto de 2019, quando um funcionário do Facebook, que agora se chama Meta, digitou “mudança climática” na barra de pesquisa da plataforma, as sugestões de preenchimento automático que surgiram incluíam “mudança climática desmascarada” e “mudança climática é uma farsa”.
Os resultados levaram o funcionário a perguntar em um post no site interno da empresa: “Nossas políticas de combate à disseminação de desinformação no Facebook se aplicam à negação climática?”
Mais de um ano depois, em janeiro de 2021, um funcionário do Facebook notou uma preocupação semelhante ao pesquisar o mesmo termo “mudança climática” no serviço de vídeo sob demanda da rede social, Facebook Watch.
O segundo resultado, segundo o funcionário, foi um vídeo intitulado “O pânico das mudanças climáticas não se baseia em fatos”. O vídeo havia sido postado nove dias antes e já tinha 6,6 milhões de visualizações, segundo outra postagem interna.
Esses exemplos foram sinalizados por funcionários do Facebook no site interno da empresa, de acordo com documentos analisados pela CNN Business.
Estas citações eram parte das centenas de documentos internos da empresa incluídos como evidência para apoiar as divulgações feitas à Comissão de Valores Mobiliários e fornecidos ao Congresso dos EUA de forma redigida pelo consultor jurídico da denunciante do Facebook, Frances Haugen.
Um consórcio de veículos de imprensa, incluindo a CNN, revisou as versões editadas recebidas pelo Congresso norte-americano.
Os documentos destacam como, durante anos, alguns funcionários da empresa de mídia social alertaram sobre a disseminação de desinformações sobre mudanças climáticas em suas plataformas e pediram que a empresa fizesse mais para combatê-la.
Há muito tempo há pressão pública sobre a empresa de mídia social para tomar medidas quanto à desinformação sobre a mudança climática. Em março, o CEO Mark Zuckerberg admitiu aos legisladores que “a desinformação climática é um grande problema”.
Meta anuncia esforços adicionais para combater desinformação sobre o clima
Esta semana, a Meta anunciou esforços adicionais relacionados ao clima que coincidiram com o início da COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, onde os líderes mundiais se reuniram para discutir os esforços para prevenir interrupções catastróficas devido às mudanças climáticas.
A Meta já estava enfrentando um exame minucioso após o vazamento de dezenas de milhares de páginas de documentos internos que Haugen tirou da empresa, agora conhecidos como “Facebook Papers”.
Embora o Facebook tenha tomado uma série de medidas nos últimos anos para lidar com a desinformação sobre a mudança climática, até agora resistiu aos apelos para remover totalmente esse conteúdo, como faz com a Covid-19 ou a desinformação eleitoral.
Em vez disso, a empresa se concentrou em esforços para promover boas informações e confia em verificadores de fatos terceirizados para rotular alegações falsas.
Na última segunda-feira, o vice-presidente para Assuntos Globais da empresa, Nick Clegg, anunciou em uma postagem no blog as etapas adicionais que o Facebook está tomando para lidar com a mudança climática, incluindo a expansão de rótulos informativos em algumas postagens sobre mudança climática para mais de uma dúzia de países.
Mas a própria pesquisa da empresa sugeriu limitações em algumas de suas estratégias, incluindo o destaque da confiança do usuário e questões de conscientização com seu Centro de Ciências do Clima, um centro dedicado para informações sobre mudanças climáticas lançado no ano passado, mostram os documentos.
Alguns funcionários também expressaram preocupação com o fato de que os esforços atuais do Facebook não são suficientes, mostram os documentos.
Em um comentário em outro post interno do início deste ano sobre os esforços da empresa para combater as mudanças climáticas – inclusive permitindo que as pessoas arrecadassem fundos para combater as mudanças climáticas no Instagram e no Facebook – um funcionário disse:
“Este é um ótimo trabalho. Podemos aceitá-lo um passo adiante e começar a classificar e remover informações errôneas e boatos sobre o clima de nossas plataformas?”
Centro de Ciência do Clima do Facebook
A empresa disse repetidamente que os “Facebook Papers” pintam uma imagem distorcida da empresa e de seus esforços. A empresa disse que os documentos internos ressaltam “os motivos pelos quais lançamos nosso Centro de Ciência do Clima e informamos nossa abordagem para conectar as pessoas com informações confiáveis sobre as mudanças climáticas das principais organizações mundiais de mudanças climáticas.”
“Como resultado, mais de 100.000 pessoas visitam o Climate Science Center todos os dias e continuamos a atualizá-lo com novos recursos e recursos mais acionáveis para que as pessoas saibam como podem fazer a diferença”, disse o porta-voz da Meta, Kevin McAlister, em um declaração para a CNN.
Ele acrescentou que no Facebook Search and Watch, a empresa removeu sugestões de negação do clima e agora direciona os usuários para o Climate Science Center e outras fontes de informações confiáveis, e que a desinformação representa apenas uma pequena porcentagem de todo o conteúdo relacionado ao clima nas plataformas da empresa.
Os especialistas, no entanto, dizem que as apostas não poderiam ser maiores para que o Facebook aumente ainda mais suas soluções para esse problema – e em breve.
“Dado que [a mudança climática] é uma ameaça existencial, não podemos ser descuidados quanto à seriedade sobre a ameaça da desinformação climática”, disse John Cook, professor assistente de pesquisa do Centro de Comunicação sobre Mudança Climática da Universidade George Mason.
“Isso precisa ser tratado com o mesmo nível de urgência e proatividade que eles estão mostrando com a Covid-19 e a desinformação eleitoral.”
As deficiências da estratégia de desinformação climática do Facebook
O Facebook lançou seu Centro de Ciência do Clima no outono passado em um esforço para fornecer aos usuários informações confiáveis sobre mudanças climáticas e ciência do clima.
Em setembro, a empresa disse que o recurso se expandiu para 16 países e estava alcançando mais de 100 mil visitantes diários. O Facebook tinha 1,93 bilhão de usuários ativos diários naquele mesmo mês.
A empresa disse que o Centro de Ciência do Clima logo estará disponível em mais de 100 países. No entanto, os documentos internos sugerem que pode haver barreiras para combater efetivamente a desinformação com essa estratégia.
“Fornecer fatos é necessário, mas é insuficiente para lidar com a desinformação”, disse Cook, acrescentando que sua pesquisa e a de outros descobriram que “a desinformação pode cancelar os fatos”.
Por exemplo, se uma postagem no Facebook diz uma coisa e um rótulo de checagem de fatos diz outra, isso pode deixar o usuário confuso e sem acreditar em nada. Uma estratégia eficaz para lidar com a desinformação climática “precisa ser uma mistura de fornecer fatos e combater a desinformação com checagem de fatos, mas também deve haver esforços para reduzir a disseminação da desinformação ou para eliminar a desinformação”, disse Cook.
A Meta, no entanto, diz que a pesquisa foi feita para informar as discussões internas, mas não era representativa de sua base de usuários e, portanto, não para medir relações casuais entre seus usuários e problemas do mundo real.
Ele também observa que algumas pesquisas externas descobriram que, em geral, as pessoas nos Estados Unidos têm menos probabilidade de acreditar nas mudanças climáticas do que as pessoas de outros países.
Uma pesquisa da Pew Research do ano passado, por exemplo, descobriu que os Estados Unidos estavam entre os últimos em uma lista de 14 países desenvolvidos em termos de seus cidadãos acreditarem que a mudança climática global é “uma grande ameaça” para seu país.
O Facebook diz que “rebaixa” – ou reduz a propagação – de conteúdo sobre mudanças climáticas que verificadores de fatos terceirizados rotularam como falso, e diz “nós tomamos medidas” contra páginas, grupos ou contas que regularmente compartilham afirmações falsas sobre ciência do clima.
“Trabalhamos com uma rede global de mais de 80 organizações verificadoras de fatos independentes que revisam e classificam o conteúdo, incluindo conteúdo climático, em mais de 60 idiomas”, disse a empresa.
“Quando eles classificam o conteúdo como falso, adicionamos um rótulo de aviso e o movemos para baixo no Feed de notícias para que menos pessoas o vejam.”
Mas não remove completamente a desinformação sobre a mudança climática – algo que faz pela desinformação sobre a Covid-19, vacinas e eleições.
Mark Zuckerberg explicou essa política aos legisladores em uma audiência em março. “Dividimos a desinformação em coisas que podem causar danos físicos iminentes, das quais a desinformação da Covid que pode levar alguém a ficar doente, se enquadra na categoria de dano físico iminente, e retiramos esse conteúdo. E outras informações incorretas são coisas que são falsas, mas não podem levar a danos físicos iminentes, rotulamos e reduzimos sua distribuição, mas os deixamos disponíveis “, disse.
No entanto, defensores do meio ambiente dizem que a mudança climática de fato apresenta ameaças iminentes à segurança.
“Pessoas em todo os EUA enfrentaram danos de eventos extremos apenas nos últimos meses com o furacão Ida e pessoas morrendo, incêndios florestais em todo o oeste e calor extremo no noroeste”, disse Kathy Mulvey, diretora de campanha de responsabilidade da equipe de Clima e Energia da a Union of Concerned Scientists. “A mudança climática não é uma ameaça no futuro, é uma realidade no presente.”
(Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)