Especialistas consideram que acordo entre Google e NYT nos EUA pode indicar caminho para o Brasil
Em painel promovido pela CNN neste sábado (13), o especialista em tecnologia e inovação, Arthur Igreja, e o coordenador do curso de direito da ESPM, Marcelo Crespo, comentaram o acordo entre a plataforma de busca e o jornal americano
Em painel promovido pela CNN neste sábado (13), o especialista em tecnologia e inovação, Arthur Igreja, e o coordenador do curso de direito da ESPM, Marcelo Crespo, comentaram o acordo firmado entre Google e The New York Times nesta semana.
A plataforma de busca passará a pagar US$ 100 milhões (cerca de R$ 500 milhões) ao longo de três anos para exibir o conteúdo produzido pelo jornal americano.
Igreja considera o acordo um marco importante, que pode apontar caminhos para o futuro. “Mostra que o Google quer transmitir informação com credibilidade e confiança, e o The New York Times ainda preserva esses atributos”, disse.
Ele também ressalta que a decisão pode facilitar acordos parecidos em outros países.
Marcelo Crespo pontuou que a obrigatoriedade de remuneração das empresas jornalísticas por parte das plataformas digitais está em discussão no texto do PL das Fake News, mas que mesmo isso já poderia acontecer no Brasil se for do interesse das empresas.
“Me parece que não aconteceu ainda [no Brasil] por questões político-econômicas”, falou Crespo. “Mas o grande desafio da internet não é falar do Brasil, as aplicações digitais e o jornalismo são globais.”
Veja o painel completo no vídeo acima.
Google diz remunerar mais de 150 veículos
Em contato com a CNN, o Google afirmou, sobre o tema, que remunera mais de 150 veículos de notícias em mais de 20 estados brasileiros por meio do Google Destaques e destacou iniciativas da empresa em relação ao jornalismo.
“Entre 2019 e 2021, pagamos mais de R$ 1 bilhão às dez maiores organizações jornalísticas do Brasil por meio de nossas plataformas de publicidade, inclusive para veículos locais e publicações digitais”, diz o Google
Veja a nota na íntegra:
No Brasil, desde 2020, estamos remunerando diretamente mais de 150 veículos de notícias, em mais de 20 estados brasileiros por meio do Google Destaques, um programa de licenciamento de conteúdo. Globalmente, assinamos acordos do Destaques com mais de 2.200 publicações e o produto está disponível em 21 países.
Por meio da Busca, enviamos mais de 2 bilhões de cliques para editores de notícias brasileiros todos os meses, ajudando-os a expandir seu alcance em todo o país – ainda, ajudamos a aumentar suas receitas monetizando essas visitas a seus sites com anúncios, ofertas de assinatura etc.
Além desse tráfego valioso, somos um dos maiores financiadores do jornalismo no mundo por meio de nossos programas, parcerias e produtos. Desde 2018, investimos milhões de reais no Brasil por meio da Google News Initiative em treinamentos e parcerias, incluindo organizações de checagem de fatos, iniciativas que promovem educação em mídia e jornalistas, associações e profissionais do setor.
Muitos editores também se beneficiam e geram receita com nossas plataformas de anúncios. Entre 2019 e 2021, pagamos mais de R$ 1 bilhão às dez maiores organizações jornalísticas do Brasil por meio de nossas plataformas de publicidade, inclusive para veículos locais e publicações digitais.”
*Publicado por Fernanda Pinotti