Entenda o que é a Fastly e qual é seu papel na queda dos sites nesta terça-feira
Inúmeros sites e aplicativos em todo o mundo ficaram fora do ar depois que uma grande rede de distribuição de conteúdo relatou uma falha generalizada
Inúmeros sites e aplicativos em todo o mundo enfrentaram uma paralisação nesta terça-feira (8) depois que a Fastly, uma grande rede de distribuição de conteúdo, relatou uma falha generalizada.
A rede Fastly ajuda a melhorar o tempo de carregamento das páginas da internet e fornece outros serviços para sites, aplicativos e plataformas da Internet – incluindo uma grande rede de servidores global.
Sites de grandes veículos de imprensa, de governo, e de outros serviços de web ficaram fora do ar na manhã desta terça-feira (8) em diversos lugares do mundo. No Reino Unido, o portal do governo (gov.uk) chegou a ser afetado. Agora, no entanto, o serviço está reestabelecido e os sites afetados, disponíveis.
As páginas da CNN, do Financial Times, do New York Times e da Bloomberg chegaram a ficar fora do ar.
O serviço começou a ser reestabelecido pouco depois das 8h, mas o Fastly disse que alguns clientes poderiam enfrentar tempos de carregamento maiores como efeito residual dessa falha.
A empresa disse ter identificado uma configuração que ativou erros em servidores de todo o mundo, mas que já a desativou.
As interrupções no carregamento de sites e aplicativos acontecem de vez em quando e, normalmente, não duram muito – provedores de serviços de Internet, redes de entrega de conteúdo e outros serviços de hospedagem são criados com várias redundâncias e uma rede global de servidores de backup projetada para reduzir interrupções quando as coisas dão errado.
No entanto, como o Fastly oferece uma camada de apoio entre os sites e os clientes que tentam acessá-lo, quando ele cai, o acesso pode ser bloqueado inteiramente.
Algumas empresas conseguem trocar as redes de entrega de conteúdo, e algumas delas pareceram não ser afetadas pela falha no Fastly. No entanto, esse não é um processo rápido ou fácil.
O Fastly hospeda e dá suporte a sites de notícias e aplicativos como CNN, The Guardian, New York Times e muitos outros. A rede também entrega de conteúdo para Twitch, Pinterest, HBO Max, Hulu, Reddit, Spotify e outros serviços. A plataforma de compras da Amazon foi outra que enfrentou a paralisação.
Em agosto de 2020, o CenturyLink, um provedor de serviços de internet que mantém o funcionamento de vários sites, ficou fora do ar por quase um dia inteiro. Cloudfare, Hulu, PlayStation Network, Xbox Live, Feedly, Discord e dezenas de outros endereços tiveram problemas de conectividade.
(Texto traduzido, leia o original em inglês)