Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em teste, 5G será ativado em bairros de São Paulo e do Rio a partir deste mês

    Em entrevista, o CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, falou sobre como o isolamento social tem afetado a demanda pela tecnologia de redes móveis

    A operadora de telefonia Claro vai realizar um teste da tecnologia de internet 5G no Brasil. Nesta quarta (8), a empresa realizou uma demonstração no estádio Allianz Parque, na zona oeste da cidade de São Paulo.

    Nas regiões do Jardins e Avenida Paulista, na capital paulista, e no bairro de Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, a tecnologia deve ser ativada já na semana que vem.

    Até setembro, a previsão é que 12 bairros em São Paulo e oito no Rio de Janeiro tenham a tecnologia à disposição. Por enquanto, apenas um aparelho celular tem a capacidade para funcionar com o 5G no país— o modelo está em pré-venda e começa a ser comercializado na semana que vem.

    Embora o leilão das faixas de frequência para funcionamento da tecnologia esteja previsto apenas para 2021, a operadora vai disponibilizar a rede 5G usando o compartilhamento das frequências atuais, o que permitirá a conexão de internet móvel até 12 vezes mais rápida que o 4G convencional. 

    Leia também:
    Huawei alerta para elevação de custos do 5G caso Brasil ceda à pressão de Trump
    Suspeita sobre a China cria problema para implantação do 5G, diz Guedes

    Em entrevista à CNN, o CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, falou sobre como o isolamento social tem afetado a demanda pela tecnologia de redes móveis no Brasil e como a nova tecnologia vai ajudar na manutenção dos novos hábitos adquiridos pelos brasileiros durante a quarentena.

    “Como as pessoas foram para o isolamento das suas residências, muitas passaram a usar a rede Wi-fi e deixaram de usar a rede móvel, só que o tráfego dela não caiu. Ele se manteve, porque quem continuou usando, passou a usar mais”, disse ele.

    “Agora, quando o isolamento começa a reduzir, estamos olhando um crescimento real no tráfego, porque se incorporaram novos hábitos de consumo. As pessoas não faziam live com tanta frequência. Passaram a fazer, gostaram e agora fazem com muita frequência”, explica.

    “Estamos vendo um aumento de demanda já — embora em um cenário econômico mais difícil. O tráfego total da rede móvel hoje já é maior do que o pré-Covid.”

    (Edição: Leandro Nomura)

    Tópicos