Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Elon Musk não deve mudar sua postura em relação ao bloqueio do X, diz especialista à CNN

    Arthur Igreja, especialista em tecnologia, diz que o bilionário já encontrou maneiras de contornar as restrições impostas à plataforma

    Da CNN

    O especialista em tecnologia Arthur Igreja, em entrevista ao Bastidores CNN, afirmou que Elon Musk não deve alterar sua postura em relação ao bloqueio do X (antigo Twitter) no Brasil.

    Segundo Igreja, o bilionário não só não cumprirá as ordens judiciais, como também já encontrou maneiras de contornar as restrições impostas à plataforma.

    De acordo com o especialista, o fato de algumas pessoas ainda conseguirem acessar o X no Brasil demonstra que Musk está “duplicando a aposta”.

    Igreja explica que as mudanças no acesso não foram realizadas pela Anatel ou pelos provedores de internet, mas sim pelo próprio X, que alterou as rotas de acesso à plataforma.

    Cenário complexo e dinâmico

    Igreja destaca que o cenário se tornou ainda mais complexo com a utilização de tecnologias como a CloudFlare, que é empregada por diversos órgãos governamentais brasileiros, incluindo o GOV.br.

    O especialista alerta que, se essa tecnologia também for notificada e tirada do ar, poderia resultar em um “verdadeiro caos na internet brasileira”. “Traduzindo, o X não só não está cumprindo as ordens, como encontrou uma forma para ficar online novamente”, afirma.

    Ele ressalta que, embora a Anatel possa bloquear as novas faixas de IPs utilizadas pela plataforma, o cenário é dinâmico e o X pode continuar encontrando novos caminhos para manter o acesso.

    O especialista conclui que não houve nenhuma movimentação por parte do X nos últimos dias para restabelecer sua representação no Brasil ou para cumprir as ordens judiciais.

    “Temos um cenário bem mais complexo do que já tínhamos nas últimas semanas”, finaliza Igreja, indicando que a disputa entre a plataforma e as autoridades brasileiras está longe de uma resolução.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos