Dados da Meta sobre aumento de usuários no Facebook animam investidores dos EUA
Usuários ativos diários do Facebook chegaram a 1,96 bilhão, um pouco acima da estimativa de 1,95 bilhão
As ações da Meta subiram 17,59% nesta quinta-feira (28), após terem perdido quase metade do valor neste ano, com a gigante de mídia social surpreendendo Wall Street com um aumento melhor do que o esperado em usuários. O movimento influenciou vários nomes do setor de internet e tecnologia. Apple, Amazon e Alphabet subiram mais de 2%.
“Os investidores parecem estar clamando por boas notícias e os resultados da Meta ajudaram nisso”, disse Laura Hoy, analista de ações da Hargreaves Lansdown. Os analistas pareciam mistos em suas opiniões sobre os resultados.
Pelo menos cinco corretoras reduziram suas metas de preço das ações, enquanto três as aumentaram. Dos 63 analistas que cobrem a ação, 46 têm classificação de “compra” ou superior e apenas dois analistas classificam a ação como “vender” ou inferior. O preço-alvo médio da ação é de US$ 300, bem acima do preço de negociação atual de 200 dólares.
Os usuários ativos diários do Facebook – uma métrica fundamental para os anunciantes – chegaram a 1,96 bilhão, um pouco acima da estimativa de 1,95 bilhão.
Mesmo com a alta das ações, os analistas de Wall Street adotaram um tom mais cauteloso, citando preocupações que vão desde a guerra na Ucrânia, mudanças na política da App Store da Apple até a concorrência do TikTok, da ByteDance.
“Não acreditamos que o negócio geral do Facebook tenha mudado muito nos últimos 90 dias, mas os ventos contrários ligados às mudanças no iOS, competição do TikTok e monetização do Reels são mais bem compreendidos”, disse o analista líder do JPMorgan, Doug Anmuth, em nota.
Movimento semelhante na véspera
As ações Meta fecharam em alta na véspera (28), pelo mesmo motivo que os papéis sobem nesta quinta-feira. Os ativos da gigante das redes sociais subiram 15% no pregão ampliado após a publicação
O lucro superou expectativas de Wall Street a US$ 2,72 por ação, ante consenso do mercado de US$ 2,56 por papel, segundo dados da Refinitiv.
Por outro lado, a Meta perdeu cerca de metade de seu valor de mercado desde o início do ano, depois de anúncio em fevereiro de resultado abaixo do esperado nos números de usuários ativos diários. A empresa também fez previsão pessimista sobre o trimestre, citando fatores que incluíram mudanças em sistemas de proteção à privacidade de usuários da Apple e aumento da competição com outras plataformas como a TikTok.
Nos resultados mais recentes, a Meta previu receita de segundo trimestre de entre US$ 28 e US$ 30 bilhões. Analistas, em média, esperavam receita de US$ 30,6 bilhões.
O faturamento total, que inclui receita com publicidade, subiu 7%, para US$ 27,91 bilhões, no primeiro trimestre, ficando abaixo de previsão de analistas, de US$ 28,2 bilhões, também segundo dados da Refinitiv.
O lucro líquido caiu 21%, US$ 7,47 bilhões no primeiro trimestre, mas ficou acima da previsão média do mercado de US$ 7,15 bilhões.
A empresa reduziu a expectativa sobre despesas totais em 2022, para entre US$ 87 e US$ 92 bilhões, abaixo do cenário anterior de US$ 90 a US$ 95 bilhões.