Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuva de meteoros Orionídeas tem pico na noite deste sábado (21); veja detalhes

    Em locais ideais para observação, deve haver aproximadamente 23 meteoros por hora

    Sobreposição de meteoros registrados por uma câmera do Observatório Heller & Jung na semana anterior ao pico
    Sobreposição de meteoros registrados por uma câmera do Observatório Heller & Jung na semana anterior ao pico Foto: Observatório Heller & Jung

    Renata Souzada CNN

    em São Paulo

    Na noite deste sábado (21) ocorre o pico da chuva de meteoros Orionids (do inglês, Orionídeas ou Oriônidas), com aproximadamente 23 meteoros por hora nos locais ideais para observação, segundo informações da Nasa.

    Os Orionídeas são visíveis todos os anos quando a Terra passa pela órbita do cometa Halley e as “partículas de poeira e detritos deixados para trás pelo cometa entram na atmosfera terrestre em alta velocidade”, explica o professor Carlos Fernando Jung, CEO do observatório Espacial Heller & Jung.

    De acordo com a agência espacial dos EUA, a chuva está ativa desde o dia 26 de setembro e se estende até 22 de novembro.

    “Esta é a segunda chuva de meteoros anual gerada por detritos do Halley. A primeira é a Eta Aquaridas, que ocorre em maio”, destaca o astrônomo Marcelo Zurita. 

    Esses meteoros são conhecidos por serem brilhantes e velozes — viajando a cerca de 66 km/s na atmosfera terrestre.

    Em razão dessa alta velocidade, os corpos celestes deixam rastros brilhantes no céu noturno que podem durar de segundos a minutos.

    Dicas para observar a chuva de meteoros

    • Afaste-se das luzes da cidade

    Quanto mais afastado das luzes urbanas, melhores são as condições de observação dos meteoros Orionídeas cruzando o céu noturno. O ideal é encontrar um local com ampla visão do céu e sem nuvens.

    • Confira a meteorologia

    De acordo com o professor Jung, além da localização geográfica, as condições climáticas também influenciam na visualização. “É uma boa ideia verificar as previsões e os horários exatos para o pico da chuva de meteoros em sua região”, recomenda.

    As condições em cada cidade podem ser vistas no site do Time and Date.

    • Posicione-se corretamente

    Apesar de ser possível ver os meteoros em qualquer parte do céu, a Nasa recomenda deitar com os pés voltados para sudeste, se estiver no Hemisfério Norte, ou para nordeste, se estiver no Hemisfério Sul.

    • Esteja confortável

    Você pode observar o céu para encontrar os meteoros tanto sentado quanto deitado em um local de campo aberto. Não esqueça de estar agasalhado ou levar um cobertor se a região em que for observar o fenômeno tiver previsão de baixas temperaturas.

    É possível que seus olhos demorem até 30 minutos para se acostumar com a escuridão, informa a agência espacial. Por isso, esteja preparado com uma cadeira ou colchonete confortável.

    • Seja paciente

    A chuva dos Orionídeas é visível a partir de 00h, segundo informações da Nasa. Mas Jung afirma que, durante a madrugada, a partir de 2h, as chances de ver o espetáculo astronômico são melhores.