Cápsula do Falcon 9 com astronautas acopla na Estação Espacial Internacional
Parceria privada com a Nasa marca início de nova era para a aviação espacial, diz astrônoma Druília de Mello
A cápsula Crew Dragon acoplou na manhã deste domingo (31) na Estação Espacial Internacional. A previsão inicial da Nasa era que o acoplamento acontecesse às 11h29 (horário de Brasíla), mas a missão está adiantada no cronograma e a cápsula chegou poucos minutos antes do esperado.
Em parceria inédita com a Nasa, a SpaceX, empresa privada de foguetes do bilionário Elon Musk, lançou dois astronautas americanos em órbita no sábado (30). Esta foi a primeira missão de solo americano em nove anos e havia sido remarcada após ter seu lançamento no último dia 27 adiado, devido ao mau tempo.
Após 19 horas de voo e com o acoplamento concluído, a cápsula tem previsão de abertura da escotilha às 13h45 (horário de Brasília). Depois, às 14h15, está prevista uma recepção aos astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley na Estação Espacial Internacional.
À CNN, a astrônoma Duília de Mello explicou que o evento é um marco importante para a aviação espacial por ser feito em parceria com uma empresa privada. “Quase todo mês algum veículo se acopla à Estação Espacial Internacional, mas são veículos russos. É tão importante assim porque pode ser o começo de uma era que teremos até turismo espacial”, detalhou.
Leia e veja mais:
‘Dia bastante especial’, diz astrônomo sobre lançamento espacial tripulado
Quanto vão custar as próximas viagens da NASA à Lua
Estudo de grupo financiado pela Nasa sugere existência de universo paralelo
Apesar de vislumbrar um futuro espacial, Duília disse que não é possível definir o início de viagens com passageiros comuns sendo levados a órbita.
“Primeiro, é muito caro e custa muito dinheiro, falamos sempre em bilhões. E é tudo muito arriscado, ficamos com muito medo de dar algo errado. Esses riscos também tornam tudo isso mais caro, pois é preciso sempre ter um plano B. A vida das pessoas é muito valiosa, então tenho medo de falar que o turismo espcial está chegando.”