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    Caos do Twitter vira público enquanto Musk gera conflito e demite funcionários

    Alguns membros da empresa demitidos por e-mail disseram que justificativa era por seu comportamento ter violado política da companhia

    Clare Duffy, Oliver Darcy e Donie O'Sullivando CNN Business , Nova York

    Elon Musk entrou em conflito publicamente com um número crescente de funcionários do Twitter sobre o estado da plataforma e demitiu pelo menos um deles em um tuíte, em um sinal invulgarmente visível de caos corporativo, após sua aquisição da influente empresa por US$ 44 bilhões.

    Na segunda-feira, Musk entrou em uma disputa com o engenheiro de software Eric Frohnhoefer no Twitter que terminou com o bilionário twittando “ele está demitido” e Frohnhoefer confirmando que havia perdido o acesso aos sistemas internos do Twitter.

    A rescisão pública ocorreu depois que Frohnhoefer twittou evidências sugerindo que Musk estava “errado” sobre suas alegações de que a platafotma de mídia social estava funcionando, nas palavras do bilionário, “super lento” em vários países.

    O engenheiro disse à CNN na noite de segunda-feira (14) que descobriu sobre a demissão quando um amigo lhe enviou o tweet de Musk e falou que “ninguém me procurou pelo Twitter”. Frohnhoefer acrescentou que estava “disposto a tentar” sob Musk e se descreveu como “no campo de esperar para ver”, mas que “tudo o que foi relatado é verdade”. Ele descreveu trabalhar para Musk como um “show de merda total” e o estado atual das coisas como puro “caos”.

    Pelo menos um funcionário que entrou na conversa oferecendo contexto sobre o assunto também foi demitido na manhã de terça-feira (15), de acordo com um tweet desse funcionário.

    E um punhado de outros funcionários do Twitter disseram na terça-feira na plataforma que foram demitidos por um e-mail que dizia que seu “comportamento violou a política da empresa”, com alguns especulando que a mudança pode ter sido uma reação aos comentários que fizeram nos canais internos do Slack.

    Fontes indicaram à CNN que os funcionários nos últimos dias foram muito sinceros nas críticas a Musk no Slack da empresa. (A CNN tentou entrar em contato com funcionários demitidos para confirmar.)

    Em resposta a um tweet sobre as notícias das demissões na terça-feira, Musk disse : “Gostaria de me desculpar por demitir esses gênios. Seu imenso talento sem dúvida será de grande utilidade em outros lugares.”

    As demissões ocorreram depois que Musk cortou metade da equipe do Twitter e, supostamente, muitos de seus contratados, de uma maneira que muitos críticos descreveram como descuidada e que poderia colocar a plataforma em risco.

    A retribuição de Musk para aqueles que discordam dele também ocorre quando ele consolidou seu controle sobre a empresa, expulsando os principais executivos do Twitter e eliminando seu conselho de administração.

    Na ausência deles, Musk agora administra o Twitter com a ajuda dos amigos Jason Calacanis e David Sacks; seu advogado pessoal Alex Spiro; e, supostamente, engenheiros emprestados de algumas de suas outras empresas, incluindo a Tesla.

    Além da reação pública, alguns funcionários do Twitter parecem ter tentado apelar para Musk e seu círculo íntimo em particular, enquanto avaliam inúmeras mudanças perturbadoras na plataforma.

    Um documento interno obtido pela CNN indica que os funcionários levantaram preocupações para Musk e outros sobre algumas das consequências que provavelmente ocorreriam se o Twitter lançasse seu novo serviço de verificação pago de US$ 8 por mês.

    O documento, datado de 1º de novembro e que se mostrou presciente em suas previsões, fornece uma lista de recomendações sobre como evitar as consequências potenciais mais extremas do lançamento de uma assinatura em que qualquer pessoa pode pagar US$ 8 para receber uma marca de seleção verificada.

    “A verificação do legado fornece um sinal crítico na aplicação das regras de representação, cuja perda provavelmente levará a um aumento na representação de contas de alto perfil no Twitter”, afirma o documento, acrescentando que tais problemas podem resultar em perda de confiança entre usuários de alto perfil.

    Ele também levantou preocupações de que o serviço poderia resultar em um sistema de “pagar para jogar”, no qual as principais vozes que não podem ou não querem pagar pela assinatura, como “indivíduos em países sancionados (incluindo dissidentes e ativistas)” podem ser despriorizadas.

    Esther Crawford, gerente de produto do Twitter que agora lidera a atualização do serviço de assinatura do Twitter Blue, foi informada sobre o documento antes do lançamento da opção de verificação paga na semana passada, assim como Musk e seu advogado Alex Spiro, disse uma fonte à CNN. A agência de notícias digital Platformer foi a primeira a relatar detalhes do documento.

    Poucas horas após o lançamento do sistema de verificação paga na semana passada, o Twitter foi atingido por uma onda de celebridades e imitadores corporativos em sua plataforma que rapidamente burlaram o sistema, aumentando potencialmente a incerteza entre os anunciantes, que representam quase todos os negócios do Twitter.

    O serviço de assinatura paga foi suspenso na sexta-feira com pouco aviso. Não ficou imediatamente claro quando a empresa poderá restaurar a oferta.

     

    Correção: uma versão anterior desta história referia-se a uma crítica a Musk de um usuário do Twitter que se descreveu como funcionário da plataforma, mas, na verdade, não trabalha para a empresa.

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