Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Astronautas fazem realocação inédita de nave da SpaceX na Estação Espacial

    Objetivo da manobra, que desacoplou a Crew Dragon da porta avançada da estação e a redirecionou para outra entrada, é abrir espaço para próxima missão espacial

    Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

    Quatro astronautas realizaram nesta segunda-feira (5), pela primeira vez, uma operação automatizada de realocação de espaçonave na Estação Espacial Internacional (ISS) ao desacoplarem a Crew Dragon, da SpaceX, e mudarem a porta de atracação usada pela nave.

    Os astronautas Mike Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker e Soichi Noguchi, que decolaram do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para a ISS na missão Crew-1, em novembro, desencaixaram a Resilience – como a nave é chamada – da porta avançada no módulo Harmony e a reacoplaram na porta voltada para o espaço.

    Em entrevista ao site Spaceflight Now, Hopkins relembrou que a nave russa Soyuz já trocou a porta de atracação na Estação Espacial Internacional 19 vezes, a mais recente delas em 19 de março.

    “Mas há uma grande diferença entre como a Soyuz e nós fazemos isso”, disse Hopkins. “A Soyuz faz tudo manualmente. Nosso plano é fazer tudo de forma automatizada – no entanto, temos a capacidade de assumir e fazer manualmente se necessário.”

    Astronautas trocam porta em que a nave da SpaceX se acopla à ISS
    Astronautas realizaram manobra para trocar porta em que a nave da SpaceX se acopla à Estação Espacial Internacional
    Foto: Reprodução/Nasa/YouTube

    O objetivo da movimentação foi abrir espaço para a próxima equipe de astronautas que voará para a ISS na missão Crew-2 da SpaceX, cujo lançamento está programado para às 6h11 de 22 de abril. 

    Farão parte dessa nova missão Shane Kimbrough e Megan McArthur da Nasa, o astronauta japonês Aki Hoshide, e o astronauta europeu Thomas Pesquet. A Crew-2, cuja nave foi apelidada de Endeavour, vai atracar na recém-liberada porta avançada da ISS.

    Os astronautas da Crew-1 partirão da estação e retornarão à Terra no final de abril ou no início de maio. Uma espaçonave de carga carregando várias toneladas de suprimentos e o primeiro conjunto de novos painéis solares para a estação espacial está programado para ser lançado ainda neste semestre.

    Tópicos