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    Astronauta Sultan Alneyadi vê 16 pores do sol diariamente na estação espacial. Como ele observará o Ramadã?

    Muçulmanos fazem jejum do nascer ao pôr do sol no nono mês do calendário islâmico

    O astronauta Sultan Al Neyadi, em 7 de março
    O astronauta Sultan Al Neyadi, em 7 de março NASA

    Jackie Wattlesda CNN

    Durante séculos, o pôr do sol sinalizou o fim dos rituais de jejum em feriados como o Ramadã e o Yom Kippur, uma deixa para comer uma refeição deliciosa após um dia inteiro de abstinência de comida e bebida. Mas e se o relógio do sol mudasse repentinamente, como acontece com os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional?

    O laboratório orbital gira em torno da Terra a cerca de 17.000 milhas por hora (27.600 quilômetros por hora), dando aos passageiros 16 amanheceres e entardeceres por dia. É uma questão que o astronauta Sultan Alneyadi tem enfrentado desde sua chegada à estação espacial em 3 de março.

    Ele é um dos menos de uma dúzia de astronautas muçulmanos que viajaram para o espaço e, ao final de sua missão, em cerca de cinco meses, ele será o primeiro astronautas dos Emirados Árabes Unidos a completar uma estadia de longa duração no laboratório flutuante.

    Durante sua estadia, os muçulmanos na Terra observarão o mês do Ramadã – um período de jejum, oração e reflexão que vai da noite de 22 de março a 21 de abril. Haverá também dois festivais muçulmanos – Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã, e Eid al-Adha, celebração da peregrinação anual que os muçulmanos fazem à Meca, terra sagrada da Arábia Saudita, que começa em 28 de junho.

    “Seis meses é muito tempo para uma missão, que é uma grande responsabilidade ”, disse Alneyadi a repórteres durante uma coletiva de imprensa em janeiro. Mas, como Alneyadi explicou, como astronauta, ele se encaixa na definição de “viajante”, dispensando-o de tentar observar o Ramadã ao mesmo tempo que os muçulmanos terrestres.

    “Na verdade, podemos quebrar o jejum”, disse ele. “Não é obrigatório.” Ele acrescentou: “O jejum não é obrigatório se você não estiver se sentindo bem. Portanto, a esse respeito – qualquer coisa que possa comprometer a missão ou talvez colocar o membro da tripulação em risco – podemos comer comida suficiente para evitar qualquer agravamento da falta de comida, nutrição ou hidratação”, disse ele.

    Alneyadi também disse a repórteres durante uma coletiva de imprensa em Dubai, em fevereiro, que ele poderia jejuar de acordo com o Greenwich Mean Time, ou Tempo Universal Coordenado, que é usado como fuso horário oficial na estação espacial.

    “Se tivéssemos a oportunidade, definitivamente o Ramadã é uma boa ocasião para jejuar e, na verdade, é saudável”, acrescentou Alneyadi aos repórteres em sua coletiva de imprensa em janeiro.

    “Vamos esperar para ver como corre.”

    Religião no espaço: uma história

    Astronautas e líderes religiosos tentaram permear atividades extraterrestres com significado espiritual desde os primeiros dias de vôo espacial. Durante a missão Apollo 8 da NASA em 1968, os astronautas realizaram uma leitura do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, em seu caminho para orbitar a lua.

    Buzz Aldrin, que estava com Neil Armstrong durante o primeiro pouso na lua em 1969, também comungou discretamente do módulo lunar Eagle – tomando um gole de vinho e um pedaço de pão abençoado por seu ministro presbiteriano em Houston, Texas – pouco antes de os homens tomarem os primeiros passos da humanidade na lua.

    Em 2007, o astronauta malaio Sheikh Muszaphar Shukor se tornou o primeiro muçulmano praticante a permanecer na Estação Espacial Internacional, e o Conselho Nacional Islâmico de Fatwa da Malásia emitiu diretrizes especiais especificamente para guiar suas práticas e de outros futuros astronautas muçulmanos.

    Embora seu voo coincidisse com o Ramadã, o conselho disse que seu jejum poderia ser adiado até que ele voltasse à Terra ou ele poderia jejuar de acordo com o fuso horário do local de onde partiu. Ele também foi dispensado da obrigação de tentar se ajoelhar enquanto reza – uma façanha difícil em gravidade zero.

    E tentar se virar em direção à Meca, como os muçulmanos devem fazer durante Salah, ou oração diária, foi deixado para fazer da melhor forma que pudessem, de acordo com as diretrizes do Conselho de Fatwa.

    Sheikh Muszaphar Shukor, o primeiro astronauta da Malásia, é mostrado durante uma cerimônia de despedida no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em 10 de outubro de 2007, antes de decolar para a estação espacial.

    Estudiosos judeus propuseram ideias semelhantes. Nem todos os astronautas judeus tentaram observar o Shabat, o dia de descanso judaico, que cai no sábado, durante o qual os judeus devem se abster de todas as atividades de trabalho.

    Mas o astronauta israelense Ilan Ramon tentou, em 2003, quando voou a bordo de uma missão do Ônibus Espacial Columbia e, em conformidade com o conselho de “principais especialistas rabínicos”, observar o Shabat de acordo com o horário de Cabo Canaveral, Flórida, local de onde ele havia sido lançado.

    Ramon e seus seis companheiros de tripulação morreram quando o orbitador Columbia se partiu durante seu retorno à Terra em 1º de fevereiro de 2003.

    Entre as outras observâncias religiosas que ocorreram a bordo da estação espacial de 20 anos estão as celebrações anuais de Natal e os feriados judaicos de Páscoa e Hanukkah – incluindo um episódio memorável de 1993 no qual o astronauta da NASA Jeffrey Hoffman se transmitiu girando um pião em microgravidade na televisão nacional.

    “É um joguinho – um pião – e é algo que você gira e então vê qual lado aparece. E de acordo com isso, você ganha ou perde, e eu estava apenas tentando ver como você pode reinterpretar as regras do voo espacial, já que não há para cima ou para baixo”, explicou ele para a câmera.

    Jeffrey Hoffman, o primeiro astronauta judeu da NASA, é visto girando um pião durante uma missão de ônibus espacial em 1993 / Centro de História Judaica/YouTube/NASA

    Observando Yom Kippur em órbita

    Até onde diz a teologia sobre como os astronautas judeus devem observar Yom Kippur no espaço, não há nenhuma diretiva formal e – de fato – o conceito gerou divergências entre alguns rabinos e estudiosos religiosos.

    Por séculos, os rabinos lutaram com o dilema de como celebrar feriados oportunos quando o sol e a lua não estão aderindo às normas com as quais a maioria dos humanos está familiarizada. Um responsum de 2002, ou resposta escrita de um rabino a uma pergunta sobre a lei judaica, do rabino David Golinkin, presidente emérito do Instituto Schechter de Estudos Judaicos em Jerusalém, revisou alguns dos vários argumentos.

    Um rabino do século 18, Jacob Emden, naturalmente não estava familiarizado com viagens espaciais. No entanto, ele estava familiarizado com o conceito de viajar tão perto do pólo norte ou sul da Terra que um viajante pode não ver o pôr do sol por meses.

    Sua resolução foi simplesmente contar “dias” como normalmente faria em latitudes mais baixas, marcando a passagem de 24 horas.

    Outro rabino do século 19, Israel Lifshitz, afirmou que se um viajante tiver um relógio que indique a hora do seu ponto de origem, ele deve observar os feriados de acordo com essa hora, segundo o responsum de Golinkin.

    Confrontado com a questão moderna das viagens espaciais, Golinkin escreveu que os astronautas da NASA deveriam ajustar seus relógios para o fuso horário central dos EUA seguido em Houston, já que é onde a maioria dos astronautas americanos está baseada.

    A questão de como celebrar os feriados judaicos em órbita surgiu novamente quando Jared Isaacman, um bilionário que financiou um voo espacial para si e três tripulantes em 2021, subiu a bordo de um SpaceX Crew Dragon e se tornou o primeiro turista espacial a voar para a órbita do solo dos EUA.

    Na época, ele disse à CNN que, embora seja judeu, não planejava observar o Yom Kippur, que começou ao pôr do sol do dia de seu lançamento em 2021.

    “Para ser muito honesto, na verdade não sou uma pessoa religiosa”, disse ele, reconhecendo que contribuiu para uma sinagoga local em Nova Jersey.

    Por outro lado, o rabino Dovid Heber, escrevendo para a organização de certificação kosher Star-K em 2007, simplesmente disse que “idealmente, não se deve viajar para o espaço sideral”. Mas, “se é preciso ir”, há várias opções diferentes que satisfariam os requisitos religiosos.

    Heber observa, no entanto, que é teoricamente possível estender o que deveria ser um feriado de um dia para três dias, dependendo exatamente de onde está a órbita da espaçonave. O rabino da sinagoga que Isaacman apoiou, Eli Kornfeld, de Hunterdon, Nova Jersey, disse à CNN que concordava com a avaliação de Golinkin.

    Se um dia ele vivesse no espaço, ainda observaria os jejuns do Yom Kippur de acordo com os relógios terrestres. Embora, ele acrescentou, provavelmente faria tudo ao seu alcance para evitar estar no espaço durante uma importante observância judaica.

    No Yom Kippur, os judeus não devem trabalhar, e aqueles que são adeptos estritos evitam usar eletricidade, dirigir carros ou andar de avião. Ainda assim, disse Kornfeld, ele reconheceu que, se um dia milhões de pessoas estiverem vivendo e trabalhando no espaço, a fé judaica evoluirá e se adaptará às circunstâncias.

    “Acho uma das coisas mais bonitas sobre o judaísmo – como ele é capaz de ser relevante e se adaptar a todos os tipos de mudanças tecnológicas, industriais e descobertas”, disse.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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