Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Apple atualizará software do iPhone 12 na França para resolver questão da radiação

    Empresa diz que a alteração está ligada aos protocolos específicos da França e não necessariamente é uma questão de segurança

    Elizabeth Pineauda Reuters

    Paris

    A Apple disse, nesta sexta-feira (15), que lançará uma atualização de software para usuários do iPhone 12 na França para tentar encerrar uma disputa com os reguladores franceses que ordenaram a suspensão da venda do telefone devido a violações dos limites de exposição à radiação.

    “Emitiremos uma atualização de software para usuários na França para acomodar o protocolo usado pelos reguladores franceses. Esperamos que o iPhone 12 continue disponível na França”, disse a Apple em comunicado.

    “Isto está relacionado com um protocolo de testes específico utilizado pelos reguladores franceses e não com uma preocupação de segurança”, afirmou.

    O governo francês saudou a medida.

    “O ANFR (regulador francês) está se preparando para testar rapidamente esta atualização”, disse o ministério do ministro francês de Assuntos Digitais, Jean Noel Barrot, em um comunicado, acrescentando que isso deve colocar o modelo nos padrões europeus e permitir que a França suspenda a suspensão de vendas.

    A Apple contestou as descobertas francesas sobre radiação, dizendo que o iPhone 12 — agora um modelo relativamente antigo, lançado em 2020 — foi certificado por vários organismos internacionais como compatível com os padrões globais.

    A Bélgica disse na quinta-feira (14) que analisaria os riscos potenciais à saúde associados ao iPhone 12 da Apple após a suspensão das vendas na França, enquanto outros, como a Alemanha, disseram que esperariam para ver como a situação na França evoluiria.

    As receitas da Apple totalizaram cerca de 95 mil milhões de dólares na Europa no ano passado, tornando a região a segunda maior, atrás das Américas. Algumas estimativas dizem que vendeu mais de 50 milhões de iPhones no ano passado na Europa.

    A empresa norte-americana, que não detalha as vendas por país ou modelo, lançou o iPhone 15 na terça-feira (12).

    Veja também: Apple lança nova linha de iPhone: o que tem de novo?

    Com reportagem de Elizabeth Pineau, escrito por Dominique Vidalon e Ingrid Melander e editado por Tassio Hummel e Mark Potter