Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Após receber notícia do prêmio, Nobel de Física volta à sala de aula

    Anne L'Huillier não deixou que seus alunos perdessem a aula mesmo depois de ganhar uma das maiores honrarias para cientistas

    Anne L'Huillier ao receber a notícia que era uma das ganhadoras do Nobel de física. Logo depois ela retornou à sala de aula
    Anne L'Huillier ao receber a notícia que era uma das ganhadoras do Nobel de física. Logo depois ela retornou à sala de aula Reprodução

    Rafael Farias Teixeiracolaboração para a CNN

    São Paulo

    Mesmo recebendo um dos maiores reconhecimentos globais, o Prêmio Nobel em Física de 2023, a francesa Anne L’Huillier não deixou que seus alunos perdessem a aula em uma universidade na Suécia.

    O perfil oficial da premiação postou uma foto do momento no qual Anne recebeu a notícia, contando que logo depois ela retornou para a sala de aula.

    “Alerta de professora dedicada! Nem mesmo o Prêmio Nobel 2023 em Física conseguiu separar Anne L’Huillier de seus alunos. Nossa nova laureada em física estava ocupada dando uma aula. Durante um intervalo programado, ela ouviu a notícia. Após o telefonema, L’Huillier voltou direto para seus alunos”, escreveu o perfil do Prêmio Nobel.

    Anne é professora de física atômica na Universidade de Lund, na Suécia. Ela ganhou o prêmio junto com os cientistas Pierre Agostini e Ferenc Krausz “por métodos experimentais que geram pulsos de luz de attossegundos para o estudo da dinâmica de elétrons na matéria”.

    “Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier demonstraram uma maneira de criar pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados ​​para medir os processos rápidos nos quais os elétrons se movem ou mudam de energia. As contribuições dos laureados permitiram a investigação de processos tão rápidos que antes eram impossíveis de acompanhar”, afirmou a organização.

    Criados pelo testamento do inventor e empresário da dinamite Alfred Nobel, os prêmios para realizações na ciência, na literatura e na paz são atribuídos desde 1901 com algumas interrupções, tornando-se indiscutivelmente a maior honraria para cientistas de todo o mundo.