5G vai impactar a vida das pessoas em alguns anos, diz especialista
Fabro Steibel, no entanto, explica que o Brasil ainda tem o desafio de conectar todas as pessoas à internet
Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (4), Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade, afirmou que o 5G, novo padrão de conectividade móvel que permitirá uma conexão de internet de alta velocidade no país, vai impactar a vida das pessoas em alguns anos.
Começou hoje o leilão do 5G promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O novo padrão de conectividade móvel impulsionará o desenvolvimento de tecnologias como internet das coisas (IoT) e veículos autônomos, por exemplo.
Mas Steibel lembra que se de um lado o 5G é superimportante para deixar os brasileiros atualizados, ainda temos o desafio de conectar as pessoas.
“Os desafios não são pequenos. O país tem uma dimensão continental e não temos produtores dessa tecnologia, então teremos de importar esse equipamento. O Brasil também é muito desigual. Em 2021, uma em cada cinco pessoas não está conectada à internet”, disse.
Além disso, somente sete cidades do país estarão aptas para receber o 5G a partir do próximo ano. “Ao longo de 3, 5 anos, quando houver a troca de aparelhos, devemos ter o 5G presente.”