Wellington Dias: Laboratório deve entregar dados da Sputnik V nesta semana
Governador do Piauí afirmou que farmacêutica assumiu compromisso com Ministério da Saúde e governadores; imunizante precisa de autorização da Anvisa
O governador do Piauí, Wellignton Dias (PT), afirmou nesta terça-feira (2) que o laboratório responsável pela vacina Sputnik V no Brasil assumiu o compromisso de entregar nesta semana os dados que faltam para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) volte a avaliar o pedido de uso emergencial do imunizante.
“[A farmacêutica] assumiu o compromisso, e tinha junto a presença do representante do Ministério da Saúde, de entregar ainda nesta semana uma documentação”, disse Dias, antes de reunião com outros governadores e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
“Eles entregaram o pedido para uso emergencial da Sputnik no Brasil dia 15/1. Dia 16, suspenderam. A partir daí, apresentaram um relatório com um conjunto de medidas de informações. Apresentaram uma parte, sexta-feira (16) entregaram documentação e esperam essa semana concluir essa parte”, continuou.
O petista afirmou que, respeitada a autonomia e as regras da Anvisa, é importante que se “tenha agilidade” na análise do processo da Sputnik V.
“Isso porque o governo brasileiro comprou 10 milhões de vacinas, que estão no cronograma para entrega ao Brasil – em março e abril – e serão muito importante nesse momento”, afirmou.
Dias destacou também que o representante do Ministério da Saúde no encontro voltou a afirmar que o governo comprará todas vacinas que estiverem autorizadas pela Anvisa e prontas para entrega ao país. Ele disse que os governadores ressaltaram a mesma posição.