Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Vídeo: cachorro consegue perceber sinais e ajuda tutora durante convulsão epiléptica

    Na legenda, a americana Jaime Simpson explica as ações do animal durante o vídeo 

    Aline Narimotoda CNN

    São Paulo

    Uma influenciadora americana publicou em suas redes um registro do seu cão de serviço em ação. Jaime Simpson estava gravando o cachorro chamado Echo quando sentiu que ela estava prestes a ter uma convulsão epiléptica. 

    O animal, que estava em cima da geladeira, desceu rapidamente, começou a latir para alertá-la e levou remédios preventivos. No entanto, a mulher já estava prestes a ter uma convulsão, então o cão se deitou sobre seu corpo para prevenir que ela se machucasse. O ato faz parte do treinamento de um cão de serviço para pessoas com epilepsia, pois previne deslocamentos por conta dos movimentos involuntários bruscos. 

    Existem várias classes de cachorros treinados para assistência, como cães guia (para deficiência visual), cães de audição (para deficiência auditiva), cães de alerta para diabete (que sentem o nível de glicose no sangue), cães para suporte emocional e psiquiátrico (para transtornos mentais e deficiência intelectual), entre outros. O treinamento é específico para cada condição de saúde e é colocado em prática ainda na fase em que os cães são filhotes, e são reforçados ao longo da vida do animal.

    Echo é um cachorro de serviço para convulsões e alerta médico. Ele tem comportamentos específicos para cada situação, como, por exemplo, cutucar a dona com o focinho em caso de arritmia e pressão sanguínea, ou indicar com a pata e um olhar direto caso sinta indícios de uma convulsão nos próximos minutos, para que a tutora possa tomar remédio preventivo, entre outras condições. Echo ainda tem treinamento para alertar a dona caso o ambiente seja perigoso para uma convulsão – como uma piscina – e sabe pedir ajuda de outras pessoas.

    “Durante as convulsões, não faço ideia do que está acontecendo. O Echo é a razão da minha segurança e independência quando estou sozinha ou em público”, explica a tutora.

    Jaime tem certificação para treinar cães de serviço e, nas redes sociais, compartilha conhecimento sobre essa classe de cachorros, sua jornada com a epilepsia e o dia a dia com a família.