Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vice-presidente da SBim: Expectativa de datas para vacinação é um grande desafio

    STF espera que o governo apresente pelo menos uma previsão de cronograma do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 

    da CNN, em São Paulo

    A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, acredita não ser possível definir datas para iniciar a vacinação contra a Covid-19 na população brasileira porque ainda nenhum laboratório que está desenvolvendo um imunizante enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma solicitação para avaliação de seus resultados. 

    “A expectativa de datas [para vacinação] é um grande desafio para o Programa Nacional de Imunização (PNI), que é um dos melhores programas do mundo, não só como estrutura, mas que tem capacidade de organizar uma campanha de vacinação. O Brasil é o país que mais oferece vacina gratuita no mundo”, disse. 

    Assista e leia também:

    Correspondente Médico: Vacina contra a Covid-19 é segura para crianças?

    Anvisa estabelece prazo de 10 dias para decisão sobre uso emergencial de vacina

    STF espera que governo apresente ao menos previsão de cronograma de vacinação

    Governadores querem união de laboratórios para vacinar 70% da população até maio

    Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
    Foto: Marcelo Camargo – 30.nov.2019/Agência Brasil

    “Como definir datas sem que nenhuma vacina tenha apresentado os seus resultados e solicitação de licenciamento à Anvisa?”, indagou ela.

    Segundo a analista de política da CNN Thais Arbex, o Supremo Tribunal Federal (STF) espera que o governo apresente ao tribunal pelo menos uma previsão de cronograma do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. 

    A CNN apurou que ministros da Corte concordam que, neste momento, não há como fixar uma data específica para o início da imunização no país, mas a avaliação é a de que o Ministério da Saúde precisa ter em seu plano prazo definido para, por exemplo, a distribuição das vacinas após o registro.

    (Publicado por Daniel Fernandes)

    Tópicos