Veja quais países já aplicam a terceira dose da vacina contra a Covid-19
No Brasil, a campanha da terceira dose terá início em setembro, contemplando inicialmente as pessoas acima de 70 anos
A aplicação da terceira dose de imunizantes contra a Covid-19 já é uma realidade em diferentes países ao redor do mundo, como Estados Unidos, Rússia, Turquia, Chile, Uruguai e Israel, por exemplo.
No Brasil, a campanha de aplicação da terceira dose das vacinas terá início na segunda quinzena de setembro, contemplando inicialmente as pessoas acima de 70 anos que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses e indivíduos imunossuprimidos, como transplantados, pacientes com câncer ou condições que comprometam o sistema imunológico que foram vacinados há 28 dias.
No Rio de Janeiro e em São Paulo, a aplicação em idosos foi antecipada e acontecerá a partir dos dias 1º e 6 de setembro, respectivamente.
Veja quais países já aplicam a terceira dose da vacina contra a Covid-19:
Israel
Israel começou a aplicar a terceira dose da vacina em pessoas com mais de 60 anos ainda em julho. Nesta terça-feira (24), o país passou a dar o reforço para pessoas com mais de 30 anos.
Em um estudo realizado no país, foi constatado que a proteção do reforço contra a infecção de pessoas desta faixa-etária é 28 vezes maior em comparação a quem recebeu apenas duas doses.
Rússia
Na Rússia, onde foi utilizada a Sputnik V, a campanha de vacinação de reforço já começou para quem tomou a segunda dose há seis meses. Segundo os russos, é uma dose nova, ajustada para a variante Delta.
Turquia
Na Turquia, pessoas que receberam duas doses da Coronavac agora recebem uma terceira dose da Pfizer.
Chile
No Chile, onde aconteceu a vacinação com a Coronavac, a terceira dose tem sido dividida com a Astrazeneca para aqueles acima dos 55 anos, e com a Pfizer para aqueles com menos de 54 anos ou que têm a imunidade comprometida.
Uruguai
No Uruguai, todos aqueles que tomaram duas doses da Coronavac receberão o reforço com uma dose da Pfizer.
Estados Unidos
Neste mês, a agência reguladora dos Estados Unidos aprovou a aplicação da terceira dose da Pfizer para pessoas a partir de 12 anos com imunidade comprometida, e da Moderna para pessoas com mais de 18 anos. A partir do dia 20 de setembro, o reforço será oferecido para os idosos em geral no país.