Variante Delta é um problema até em países com vacinação avançada, diz Nicolelis
Neurocientista disse também que rechaça medidas de afrouxamento do isolamento social no Brasil no momento
Um estudo publicado na revista científica “Nature” mostrou que as vacinas da AstraZeneca e Pfizer são capazes de neutralizar a variante delta da Covid-19 após a aplicação de duas doses. Apesar da boa notícia, o médico e neurocientista Miguel Nicolelis disse que a nova cepa ainda é um problema para o mundo mesmo em países com a vacinação avançada.
“A questão central no momento é porque a variante Delta cria problemas no mundo mesmo em países com mais da metade da população vacinada com a primeira dose, caso dos Estados Unidos e o Reino Unido”, disse Nicolelis, que rechaça medidas de afrouxamento do isolamento social no Brasil.
“Tivemos queda de casos nos últimos sete ou oito dias, mas nossa média móvel atual é equivalente a do pico da primeira onda no Brasil, em 28 de julho de 2020, e nossa média de mortes diárias ainda é a maior do mundo” disse o neurocientista.
“Na minha opinião não era hora de abrir escolas nem de marcar carnaval. Isso gera dois trabalhos, você marca e remarca, criando decepção. Se aceitarmos a tese de que a transmissão comunitária da variante Delta já existe no Brasil, temos que manter uso de máscaras, continuar reduzindo aglomerações e tentar aumentar o nível de vacinação no país.”
(*sob supervisão de Elis Franco)