Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vacinas da Pfizer começam a ser distribuídas aos estados na segunda-feira

    Primeira remessa com 1 milhão de doses do imunizante chegou ao Brasil nesta quinta-feira (29)

    Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo

    A distribuição das doses da vacina Pfizer começa a partir de segunda-feira (3) nas capitais do Brasil. A quantidade de imunizantes que irá para cada cidade ainda está sendo discutida pelas autoridades, segundo informou, nesta sexta-feira (30), o Ministério da Saúde. 

    A primeira remessa com um milhão de doses da Pfizer chegou ao Brasil nesta quinta-feira (29), no aeroporto de Viracopos, em Campinas. O primeiro lote será distribuído somente nas capitais do país por questões logísticas, uma vez que o imunizante precisa ser armazenado entre -25°C e -15°C, segundo a agência reguladora dos Estados Unidos. 

    O Ministério da Saúde afirmou que as condições de armazenamento da vacina Pfizer possuem particularidades dos demais insumos adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    Ilustração de vacina contra Covid-19 da Pfizer
    Ilustração de vacina contra Covid-19 da Pfizer
    Foto: Saulo Angelo/Futura Press/Estadão Conteúdo

     

    “Pouco mais de um milhão de doses chegaram no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, a uma temperatura de -90 C a -60 C. Ao serem enviados aos estados, os imunizantes estarão expostos à temperatura de -20 C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de 2 a 8 graus positivos, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias”, explicou a pasta.

    O ministério explicou que a distribuição de vacinas terá início na próxima semana, para “evitar prejuízo em relação à vacinação e dar mais tempo para que as centrais estaduais organizem os procedimentos de aplicação das doses”.

    Tópicos