Vacinação com AstraZeneca-Pfizer aumenta o nível de anticorpos Covid, diz estudo
Imunização mista aumentou o nível de anticorpos em seis vezes comparada com a aplicação de duas doses da AstraZeneca
Uma vacinação mista com a primeira dose de AstraZeneca e depois uma injeção da vacina da Pfizer contra Covid-19 aumentou os níveis de anticorpos neutralizantes em seis vezes em comparação às duas doses da AstraZeneca, mostrou um estudo da Coreia do Sul.
O estudo envolveu 499 profissionais da área médica – 100 recebendo doses mistas, 200 recebendo duas doses da injeção Pfizer / BioNTech e o restante recebendo duas injeções da AstraZeneca.
Todos apresentaram anticorpos neutralizantes, que impedem o vírus de entrar nas células e se replicar, e o resultado do esquema misto de vacinas mostrou quantidades semelhantes de anticorpos neutralizantes encontrados no grupo que recebeu duas injeções da Pfizer.
Um estudo britânico no mês passado mostrou resultados semelhantes – uma injeção de AstraZeneca seguida pela Pfizer produziu as melhores respostas das células T e uma resposta de anticorpos mais alta do que a da Pfizer seguida pela AstraZeneca.
Os dados fornecem mais suporte para a decisão de vários países de oferecer alternativas à vacina da AstraZeneca como uma segunda injeção depois que a vacina foi associada a coágulos sanguíneos raros.
O estudo sul-coreano também analisou a atividade neutralizante contra as principais variantes de preocupação, disse a Agência Coreana de Controle e Prevenção de Doenças (KDCA).
Nenhum dos grupos demonstrou atividade neutralizante reduzida contra a variante Alpha, identificada pela primeira vez no Reino Unido, mas o título de neutralização diminuiu 2,5 a 6 vezes contra Beta, Gama e Delta, detectados pela primeira vez na África do Sul, Brasil e Índia, respectivamente.
(Reportagem de Sangmi Cha; Edição de Miyoung Kim e Nick Macfie)