Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SP: Bares e restaurantes trazem risco neste momento, diz centro de contingência

    Novas medidas restritivas em todo o estado de São Paulo contra o coronavírus passam a valer a partir deste sábado (6)

    Produzido por Layane Serrano e Jorge Fernando Rodrigues, da CNN, em São Paulo

    O coordenador do centro de contingência da Covid-19 em São Paulo, Paulo Menezes, reconhece as dificuldades e os esforços que bares e restaurantes do estado têm feito para seguir os protocolos sanitários e colaborar para controlar a pandemia. 

    Mas ele afirma que, como o país vive o pior momento da pandemia, é preciso medidas duras para reduzir a transmissão do vírus de uma forma eficiente.

    Novas medidas restritivas em todo o estado de São Paulo passam a valer a partir deste sábado (6). O toque de restrição da circulação será das 20h às 5h, antes do anúncio, a proibição do trânsito não essencial começava às 23h.

    De acordo com as atuais regras do plano, na fase vermelha não é permitido o funcionamento de shopping center, de centros comerciais e de comércios em geral, bem como de serviços não essenciais.

    “Nós reconhecemos todas as dificuldades e esforços que esses setores aqui em São Paulo têm feito para seguir os protocolos e colaborar para controlar a pandemia. Mas essas atividades de alguma maneira trazem risco. Se duas pessoas se encontrarem em um restaurante, vão tirar a máscara, comer e conversar. Isso aumenta o risco [de contágio] do que estar todo mundo, se possível, em suas casas”, disse à CNN.

    “E quando nós estávamos em uma situação um pouco mais controlada esses setores poderiam estar atuando e seguindo os protocolos. Agora, nesse momento, é necessário um esforço de todos para que possamos superar esse momento terrível e retomar essas atividades progressivamente após conseguirmos controlar essa velocidade de transmissão”.