Serrana mostra que vacinação tem efeito em toda a população, diz Dimas Covas
Em entrevista à CNN, o diretor do Instituto Butantan afirmou que os dados que apontam 95% de queda nas mortes na cidade revelam uma forma de "controle" da Covid
Em entrevista à CNN, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o estudo de vacinação em massa na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, provou que a imunização tem efeito tanto para aqueles que receberam as doses, como para os que não receberam.
Segundo o prefeito Léo Capitelli (MDB), os números preliminares apontaram queda de 95% nas mortes pela doença.
“Mostra claramente que a vacinação tem uma interferência direta no curso da pandemia de Covid-19, inclusive para as pessoas não vacinadas, porque os dados dizem respeito a toda população”, disse Covas. “Não é a erradicação da epidemia, é o controle.”
O diretor do Butantan também comentou sobre a decisão da Conmebol de tornar o Brasil a sede da Copa América. De acordo com ele, a situação atual da pandemia no país não é convidativa a trazer um evento como esse.
“Estamos em um momento de incerteza em relação à evolução da pandemia no Brasil. Os números começam, de novo, a apresentar piora e existe a presença de variantes consideradas muito importantes”, explicou Covas.
“Não é o momento de promovermos nenhum tipo de movimentação, ainda mais internacional, de pessoas que podem trazer outras cepas para cá e, eventualmente, levá-las para outro local.”