Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio: Só uma a cada 500 pessoas teve reação adversa a vacinas contra Covid-19

    Levantamento levou em conta informações oficiais da prefeitura

    Lucas Janone, da CNN, no Rio de Janeiro

    Dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro constataram que dos 2.347.422 vacinados contra o novo coronavírus na capital fluminense, apenas 4.694 tiveram reações adversas. Ou seja, somente um a cada 500 pessoas imunizadas apresentou algum tipo de efeito colateral.  

    A prefeitura informou ainda que de todos os pacientes que tiveram os sintomas após a vacinação contra Covid-19, a maioria apresentou reações brandas, como dores corporais, indisposição e início de um quadro febril.

    Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Alberto Chebabo, o resultado positivo com as vacinas já era esperado entre os pesquisadores da área. 

    “As vacinas são muito seguras, isso eu posso garantir. Os cientistas envolvidos realizaram muitas pesquisas mesmo com o pouco tempo hábil. A Coronavac, por exemplo, praticamente não tem reação adversa. A vacina de Oxford [Astrazeneca] gera um pouco mais de sintoma, mas quase nada também”, disse o professor da Universidade Federal do Rio. 

    Chebabo reiteirou também que os efeitos colaterais, quando registrados, são de pouca relevância. 

    “Normalmente são sintomas leves apresentados pelos vacinados contra Covid-19. São dores e indisposição, apenas. Raríssimos casos tem um caso grave, quando uma pessoa apresenta um quadro de trombose”, finalizou. 

    Vacinação no Rio

    A campanha de vacinação na cidade do Rio de Janeiro contra o novo coronavírus segue nesta segunda-feira (10) para mulheres com comorbidades de 49 anos. Já na terça-feira (11), são os homens com a mesma idade.

    Segundo a prefeitura, o fluxo de pacientes em busca da vacina foi muito maior que o esperado, e o início da vacinação foi antecipado em algumas unidades com o objetivo de acelerar o atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio vacinou somente neste sábado (8), 73.141 pessoas.