Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio retoma calendário de vacinação infantil contra a Covid-19 na segunda-feira

    Capital recebeu doses pediátricas de Pfizer e CoronaVac; 60% das crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose

    Nathalie Hanna Alpacada CNN*

    A capital fluminense retoma, nesta segunda-feira (21), o calendário de vacinação infantil contra a Covid-19, das crianças de 5 a 11 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), foram retirados, na sexta-feira (18), 33.410 doses de Pfizer pediátrica e 76.400 doses de CoronaVac na Central Geral de Abastecimento do Estado.

    A campanha de vacinação das crianças está suspensa no Rio de Janeiro desde a quinta-feira (17). O comunicado publicado na quarta-feira (16) garantia apenas a disponibilidade da primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais e crianças de 5 a 11 anos com deficiência e/ou comorbidades.

    De acordo com a secretaria, cerca de 60 mil crianças já foram vacinadas contra Covid-19 na busca ativa realizada por agentes comunitários da Atenção Primária e na campanha Vacina na Escola. No painel de vacinação da prefeitura do Rio de Janeiro consta que 60% das crianças de 5 a 11 anos já estão vacinadas com a primeira dose.

    Queda nos casos de Covid-19

    De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, o índice de positividade da cidade está em torno de 6%, número considerado baixo para a Secretaria. Segundo ele, com esse resultado de poucos testes positivos, muitos pontos de testagem extras serão retirados ao longo do mês.

    “A cada dia temos menos testes positivos. Na semana que vem, outros polos de testagem encerrarão as suas atividades se continuarmos com um panorama cada vez melhor como está se desenhando. Com esse ritmo, encerraremos todos os polos de testagem até o fim do mês de fevereiro”, informa Soranz.

    O secretário afirma que um desses pontos, construído no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, será fechado por ser uma estrutura grande e não ter tanto movimento. Mas, de acordo com ele, todas as 236 unidades de saúde da família continuarão fazendo a testagem.

    O painel de vacinação contra a Covid-19 da capital fluminense consta que 87,8% da população está com a primeira dose da vacina e 82,9% está com as duas doses. No momento, 39,9% estão com a dose de reforço.

    *Supervisionado por Ronald Johnston, da CNN

    Tópicos