Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio negocia a compra de 8 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

    Negociação é conduzida pela prefeitura, que aderiu ao Consórcio Nordeste

    Stéfano Salles, da CNN no Rio de Janeiro 

    O Rio de Janeiro negocia a aquisição de oito milhões de doses da vacina russa Sputnik V, para imunizar sua população contra a Covid-19. A informação foi confirmada no início da manhã desta sexta-feira, pelo prefeito Eduardo Paes (DEM), durante a apresentação semanal do Boletim Epidemiológico do município, no Centro de Operações Rio (COR). 

    Paes confirmou manter contatos com os representantes brasileiros e russos do Instituto Gamaleya. O acordo é feito com base na adesão do município ao Consórcio Nordeste. Na quinta-feira, foi realizada uma videoconferência entre a prefeitura e todas as demais partes envolvidas.  

    “Temos uma negociação já bem avançada para a cidade. Esse esforço é para que a gente possa acelerar o processo de vacinação. Ainda tem assinatura de contrato, valores, detalhes, não me perguntem nada disso ainda. Tem também um acordo de confidencialidade. Até que o contrato esteja assinado, não é possível entrar nesses detalhes”, afirmou Paes. 

    Sputnik V
    Foto: REUTERS/Agustin Marcarian

    No dia 31, a Prefeitura de Niterói, cidade da Região Metropolitana, anunciou acordo para compra de 800 mil doses. Onze dias antes, foi a vez de Maricá anunciar a compra de 500 mil imunizantes produzidos pelo mesmo fabricante.

    A farmacêutica brasileira União Química submeteu seu pedido de autorização de uso emergencial da Sputnik V à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, o processo está suspenso por causa de pendência no envio de documentos para análise.