Rio inicia vacinação de crianças contra a Covid em 17 de janeiro; veja calendário
Prefeitura divulgou cronograma; vacinação para grupo de 5 a 11 anos será separada por idade
Um dia depois de anunciar que a campanha de vacinação infantil teria início na segunda quinzena de janeiro, a prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta quinta-feira (6) o início do calendário de imunização para crianças de 5 a 11 anos. A campanha começa no dia 17 (segunda-feira), com a imunização de meninas de 11 anos – veja calendário completo abaixo.
No dia seguinte, será a vez dos meninos da mesma idade e, na quarta-feira (19), a repescagem para quem não compareceu em nenhum dos dois dias. A campanha prosseguirá, como nas outras fases, utilizando critério decrescente, com três dias para cada idade. O imunizante utilizado será o da Pfizer, o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse público.
Veja o calendário:
No entanto, conforme o calendário de entregas divulgado nesta quarta pelo Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro não terá doses suficientes para imunizar todas as crianças até o início de fevereiro.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou o fato de a cidade ter sido a primeira capital a divulgar um calendário deste tipo no país.
O imunizante utilizado para as crianças será diferente dos produzidos pelos adultos. O produto passou por ajustes na fórmula e tem embalagens e rótulos distintos. Não será necessário apresentar receita médica para garantir a aplicação da vacina, possibilidade que chegou a ser aventada pelo Ministério da Saúde.
As crianças precisarão receber duas doses do imunizante. A recomendação do ministério é que isto aconteça com um intervalo de oito semanas. Na segunda-feira (3), o ministro Marcelo Queiroga disse que as vacinas chegarão ao país na segunda quinzena de janeiro, em um lote com cerca de quatro milhões de doses. A imunização deste grupo etário ainda não começou no território nacional.
Na quarta-feira (5), em entrevista à CNN, o prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que a cidade está pronta para imunizar mais de 500 mil crianças.