Rio de Janeiro retoma vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira
Apenas 4,01% da população carioca foi vacinada até o momento; vacinação estava paralisada por falta de doses da vacina
O Rio de Janeiro vai retomar a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 82 anos nesta quinta-feira (25). No dia seguinte, será a vez daqueles que têm 81 anos e, no sábado, os de 80. As datas seguintes serão anunciadas quando o município receber novas doses de vacina. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde.
No início da madrugada desta quarta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) terminou a análise e a embalagem dos dois milhões prontas de doses recebidas do Instituto Serum, da Índia, parceiro da farmacêutica britânica AstraZeneca. A carga já está sob responsabilidade do Ministério da Saúde.
Há uma expectativa de que 180 mil dessas doses permaneçam no Rio de Janeiro, e metade delas seja destinada à capital. O secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, explica que, caso o estado receba a carga nesta quarta-feira, parte dela será entregue no mesmo dia. “Já faríamos a entrega terrestre para Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá”, garante.
O restante ficaria na Coordenação Geral de Armazenagem da Secretaria de Estado de Saúde (CGA/SES), no Barreto, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, e partiria para os demais municípios no dia seguinte, por via aérea, como nas distribuições anteriores.
De acordo com o Vacinômetro do município, 270.862 pessoas receberam a primeira dose da imunização, o equivalente a 4.01% do população. No estado, ao todo, esse número sobe para 430.751 pessoas. A cidade tem até o momento 205.764 casos confirmados do novo coronavírus e 18.543 mortes pela doença, de acordo com o Painel Rio Covid-19.