Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio de Janeiro retoma aplicação da 1ª dose contra Covid-19 nesta sexta-feira

    Remessa de vacinas com 257 mil unidades de Coronavac e 150 mil de Pfizer vai chegar ao estado

    Pauline Almeida, Thayana Araujo e Beatriz Puente, da CNN, no Rio de Janeiro

    Após dois dias de calendário suspenso, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 vai ser retomada na manhã desta sexta-feira (13) na cidade do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada à CNN pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, na manhã desta quinta-feira (12), quando o estado vai receber 407.930 imunizantes do Ministério da Saúde.

    Segundo Soranz, a remessa estava inicialmente prevista para a última segunda-feira (9) e conta com 257 mil doses da Coronavac e 150.930 de Pfizer. A parte destinada ao Rio, cerca de 40%, será usada para imunização das pessoas de 24 anos. 

    Nessa quarta-feira (11), a cidade chegou a receber quase 38 mil unidades dos imunizantes, mas o número era insuficiente para as mais de 68 mil pessoas da faixa etária.

    A nova remessa com mais de 400 mil doses deve chegar ao centro de distribuição da Secretaria de Estado da Saúde, em Niterói, na região metropolitana, ainda durante a manhã. Ao longo do dia, a prefeitura do Rio vai retirar as vacinas e fazer a distribuição aos postos para retomar a campanha às 8h desta sexta-feira, quando os mais de 290 postos abrem.

    Apesar do atraso de dois dias no calendário, o secretário afirmou que a cidade ainda mantém a previsão de encerrar a imunização dos adultos até o dia 18 de agosto. A prefeitura vai avaliar se abre os postos no próximo domingo para o avanço do cronograma.

    O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, voltou a cobrar celeridade do governo federal na distribuição de imunizantes. O pedido vem sendo repetido desde o último sábado (7), quando houve a ameaça de paralisação do calendário, confirmada na quarta-feira. Já o Ministério da Saúde informou que os imunizantes são enviados aos estados em menos de 48 horas após a liberação pelo controle de qualidade e segurança.

    Fotos – vacinação no Brasil e no mundo

    Enquanto a agenda do Rio não é retomada, nesta quinta-feira, podem receber a primeira dose as pessoas de 45 anos ou mais, com deficiência, puérperas e gestantes. A aplicação da segunda dose segue normalmente.

     

    Tópicos