Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio de Janeiro registra 387 mortes por Covid-19 em 24 horas, novo recorde

    Além do recorde de mortes, o Rio de Janeiro tem ao menos 15 cidades sem vagas para leitos de UTI

    Iuri Corsini, da CNN, no Rio de Janeiro

    Nesta quinta-feira (1º), o estado do Rio de Janeiro registrou 387 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde em toda a pandemia. Das novas mortes, 63,5% aconteceram na capital fluminense.

    O recorde anterior havia sido registado em 3 de junho de 2020, quando a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) contabilizou 324 óbitos causados pelo novo coronavírus. Com os novos números, o estado chegou a 37.114 mortes confirmadas por Covid-19.

    O Rio de Janeiro registrou 4.039 novos casos da doença nas últimas 24 horas, chegando agora ao total de 651.914 casos confirmados desde o início da pandemia. 

    Os números são representativos do nível crítico da pandemia no Rio de Janeiro. Segundo o painel da Covid-19 mantido pela prefeitura do Rio, todas as regiões administrativas da cidade estão classificadas com risco “muito alto”. 

    UTI Covid-19
    Estrutura de hospitais com leitos de UTI e enfermaria para o tratamento da Covid-19
    Foto: CNN Brasil

     

    Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do estado está em 90,1%, enquanto a de enfermaria está em 80,7%. Na capital, 91% dos leitos de UTI estão ocupados, enquanto 89% dos leitos de enfermaria estão indisponíveis. 

    Ao menos 25 cidades do Rio estão com taxa de ocupação de leitos de UTI entre 90% e 100%, sendo 15 cidades com taxa de ocupação de UTI completamente esgotada. Os municípios de Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jesus de Itabapoana, Guapimirim, Itaguaí, Itaperuna, Miguel Pereira, Rio Bonito, Rio das Ostras, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Teresópolis, e Vassouras já não tem mais vagas de UTI.

    Outro dado preocupante é que em sete cidades já não há mais leitos disponíveis nem de UTI nem de enfermaria. São elas: Belford Roxo, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Rio Bonito, Rio das Ostras, Saquarema e Teresópolis. 

    De acordo com o painel da SES-RJ, o tempo médio em que um paciente precisa aguardar para receber atendimento em um leito de UTI é de 24 horas, enquanto são necessárias, em média, 25 horas para ser atendido em um leito de enfermaria.