Rio começa a receber pedidos de teste de Covid-19 por meio de aplicativo
Morador do município também poderá solicitar exame pelo telefone ou portal da prefeitura
A partir desta segunda-feira (11), os Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família do Rio de Janeiro disponibilizam exames rápidos para identificar o novo coronavírus. No primeiro lote, foram distribuídos 10 mil exames — o plano da prefeitura é testar 450 mil pessoas até março.
Para realizar o teste, o morador do município do Rio de Janeiro precisa fazer o agendamento pelo do portal da prefeitura, via telefone (1746), ou pelo aplicativo Rio Covid-19 — disponível apenas para iOS por enquanto
Após o pedido, uma equipe de saúde vai entrar em contato com para uma triagem e confirmar se os sintomas estão dentro do quadro clínico da Covid-19. O paciente que fizer o teste e apresentar resultado positivo será acompanhado pelos profissionais.
Leia e assista também
Nova variante é detectada em testes já usados no Brasil, diz laboratório
Lote com 10 mil testes da Covid-19 chega ao Rio de Janeiro
A notificação ao órgão de saúde precisa ser feita entre o primeiro e o oitavo dia de sintomas. Apesar de serem testes rápidos, eles utilizam o método swab — em que um cotonete é inserido no nariz. Segundo o município, são considerados mais confiáveis e ficam prontos em até 20 minutos.
Por meio das solicitações, a Secretaria Municipal de Saúde ainda pretende fazer um rastreamento de contato para tentar interromper a cadeia de transmissão. Dependendo da situação de cada área, com a quantidade de casos detectados, o secretário da pasta, Daniel Soranz, cogita a possibilidade de bloqueios em áreas específicas.
A solicitação de teste pelo app deve informar: CEP de residência; peso e altura; se integra grupo, tem comorbidades ou gravidez; data de início dos sintomas; indicar sintomas.