Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio apresenta redução de casos de Covid e estado tem baixo risco para doença

    Noroeste fluminense e Baía da Ilha Grande que no início da semana estavam em bandeira vermelha, de alto risco, passam para bandeira laranja, de risco moderado

    Mylena Guedes, da CNN, no Rio de Janeiro*

    Das nove regiões do estado do Rio de Janeiro, três apresentaram melhora no cenário epidemiológico, de acordo com o Mapa de Risco divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta sexta-feira (2). As outras seis regiões mantiveram a bandeira amarela, de baixo risco para a Covid-19. A análise leva em conta indicadores da doença, como ocupação de leitos, fila de espera, taxa de transmissão e número de casos confirmados.  

    O Noroeste do estado e a Baía da Ilha Grande que no início da semana estavam em bandeira vermelha, ou seja, com risco alto de contrair a doença, passaram para a bandeira laranja, de risco moderado para disseminação do vírus. Já o Centro-Sul fluminense também diminuiu um nível, e agora apresenta bandeira amarela.  

    De acordo com o Painel do governo, 59,9% dos leitos de UTI para o vírus estão ocupados em todo estado. Já os leitos de enfermaria registram taxa de ocupação em 40,4%.  

    Cada cor das bandeiras representa um nível de risco e, portanto, um conjunto de recomendações de isolamento social. A análise que mantém o território fluminense com baixo risco para o novo coronavírus compara a semana epidemiológica 23 (do dia 13 ao 19 de junho) com a 22 (de 30 de maio a 05 de junho). Nesse período, houve uma redução de 42% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 41%.  

    Já em relação aos 92 municípios fluminenses, somente Miracema, no Noroeste, registra bandeira roxa, de risco muito alto, e apenas Cantagalo, na região Serrana, tem bandeira verde, de risco muito baixo. Outros oito municípios apresentam bandeira vermelha, 26 estão com bandeira laranja e 56 têm risco baixo para a Covid-19. 

    *Sob supervisão de Helena Vieira