Responsabilidade por doses da Janssen congeladas precisa ser apurada, diz médico
Especialista em planejamento e gestão de saúde faz críticas ao Ministério da Saúde
As 40,1 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen terem chegado congeladas e fora da temperatura adequada de armazenamento ao Distrito Federal (DF) são um “erro primário” na visão do médico sanitarista Walter Cintra, especialista em planejamento e gestão de saúde, em entrevista à CNN na noite deste sábado (3).
“Quando você fala em logística, tem que ver todas as condições adequadas para transporte, armazenamento e distribuição, e temperatura é uma questão extremamente básica. A gente não deixa de pensar que é decorrência de uma situação precária que o Ministério da Saúde tem enfrentado. A Latam diz que só é responsável pelo transporte e que outra empresa foi responsável pelo acondicionamento. É importante saber o que aconteceu. A responsabilidade precisa ser apurada”, avalia.
Cintra é incisivo com relação ao Ministério. “Tem que ter transparência, outra característica que tem faltado em relação ao Ministério da Saúde. As coisas são sempre muito complicadas, um festival de problemas que surgem que deixam a gente preocupado. O grande problema hoje é que ninguém acredita mais no Ministério da Saúde com tantas trapalhadas que tem acontecido”.
Em comunicado, a Secretaria de Saúde do DF informou que acionou o Ministério e que a orientação recebida do órgão federal é “deixar toda a carga das vacinas em quarentena”. “Elas ficarão armazenadas e indisponíveis para uso no momento”, informou a secretaria.